Luana da Silva é convocada para a Seleção Brasileira de Futsal Feminino e valoriza bagagem internacional no esporte universitário
Eleita Atleta do Ano da temporada 2024, Luana se prepara para o Torneio Internacional de Xanxerê com a Seleção principal, mirando a Copa do Mundo de 2025
A Seleção Brasileira de Futsal Feminino foi convocada na última quarta-feira (9) para disputar o III Torneio Internacional de Xanxerê, em Santa Catarina. E entre os grandes nomes da lista do técnico Wilson Sabóia, está Luana da Silva, destaque da temporada 2024, eleita Atleta do Ano no Melhores do Ano da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
A poucos meses da estreia da primeira edição da Copa do Mundo de Futsal Feminino da FIFA, que acontece em novembro nas Filipinas, a convocação representa mais do que uma oportunidade: é o reconhecimento de um trabalho construído com consistência e conquistas. Para Luana, o sentimento é de gratidão.
“Fico muito feliz. Mostra que o nosso trabalho foi bem feito e reconhecido, o que me deixa muito grata”, afirmou a atleta, que vive grande fase no Stein Cascavel. Com 100% de aproveitamento na Liga Feminina de Futsal (LFF), o clube paranaense está vivendo uma temporada dos sonhos.
“Estamos de parabéns. Crescemos muito como equipe, defensivamente sempre fomos fortes, mas ofensivamente temos nos destacado com uma boa média de gols. O dia a dia nos capacita para estarmos vivendo esse momento como grupo e individualmente também”, avaliou.
A caminhada até a elite do futsal, no entanto, também passou pelo cenário universitário, onde Luana representou o Brasil em campeonatos internacionais com o Time UBrasil e, em 2024, foi campeã do mundo com o Time UBrasil. Experiências que, segundo ela, fizeram a diferença na construção da maturidade esportiva.
“O esporte universitário faz a gente ter uma casca maior. A experiência que eu tive com a CBDU me deu esse conhecimento extra, por já ter enfrentado equipes do mundo todo. São jogos completamente diferentes dos que estamos acostumadas aqui no Brasil”, destacou.
Com a apresentação marcada para o dia 13 de agosto, a Seleção Brasileira dará início à preparação em solo catarinense. A fase classificatória do Torneio Internacional de Xanxerê acontecerá entre os dias 20 e 22, com a grande final marcada para o dia 24. Para Luana, o foco agora é viver um dia de cada vez, aproveitando cada etapa da preparação.
“Eu tento não pensar tanto nisso agora, pois está perto. São vários dias de treinamento e o que tiver que ser, será. Mas eu sei que estou fazendo o que me trouxe até aqui.”