Logo
NOTÍCIAS

Mais de 900 atletas do Brasil disputam cinco modalidades de lutas nos JUBs - RN

As artes marciais como judô, jiu-jitsu, taekwondo, karatê e wrestling dominam a competição.

Por CBDU

10 de out., 2025 às 18:10 | 5 minutos de leitura

Compartilhe via:

As modalidades de artes marciais têm ganhado cada vez mais espaço nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). No JUBs Rio Grande do Norte, cinco esportes reúnem atletas dos 26 estados e do Distrito Federal: judô, jiu-jitsu, taekwondo, karatê e wrestling, modalidades que, no calendário da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), estão no patamar de alto rendimento.

Segundo o coordenador de judô da CBDU, Irã Cândido, o nível competitivo dos atletas nas artes marciais tem aumentado a cada edição dos Jogos Universitários Brasileiros. “As lutas já são tradicionais nos JUBs e, a cada nova edição, o nível delas aumenta. Isso mostra que, a cada ano, as lutas estão se desenvolvendo muito mais no meio universitário, inclusive com atletas de seleção brasileira e com potencial olímpico figurando entre os grandes nomes de suas respectivas modalidades.”

Marcelo Gomes, 25 anos, é um desses atletas. O estudante-atleta é natural de São Paulo, mas cursa Gestão Financeira na UNAMA-PA. Lá, ele tem bolsa de 100% nas mensalidades, graças à performance nos JUBs. A trajetória do lutador é prova de que o esporte e a educação andam juntos. “O JUBs me proporciona muitas experiências, viagens e oportunidades, principalmente na educação, área onde hoje eu tenho uma bolsa de estudos 100% na faculdade em que estudo. Acredito que a educação e o esporte são aliados e trazem como benefícios a disciplina e o conhecimento para o atleta”, conta.

Nos JUBs RN, o judoca já conquistou duas medalhas de ouro, nas categorias individual e por equipes. “Acabei de ser bicampeão dos JUBs RN na minha categoria até 90 kg e por equipes. Não é fácil ser atleta, é uma tarefa árdua, mas me trouxe o benefício de cursar uma faculdade enquanto participo de campeonatos.” 

Fora do esporte universitário, o atleta é o 8º no ranking mundial e pretende representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos. Além disso, atualmente Marcelo compete pela Seleção Brasileira de Judô, espaço que conquistou depois de passar pelos Jogos Universitários Brasileiros.

Outro personagem que passou pelos JUBs é o paulista Alex Pombal, 34 anos, atleta profissional e faixa-preta de judô. Ele competiu nos JUBs em 2007 (Blumenau-SC), 2008 (Maceió-AL) e 2010 (Blumenau-SC), anos que lhe renderam três medalhas de ouro na categoria até 66 kg. Para o JUBs RN, Alex veio como técnico das equipes de judô feminino e masculino da Sogipa/Famerco, do Rio Grande do Sul.

Para ele, os JUBs contribuem de forma decisiva para a preparação e o desenvolvimento dos estudantes-atletas que almejam campeonatos maiores, como as Olimpíadas. “O JUBs é uma competição de nível altíssimo, que possui um ranking nacional. É uma referência importantíssima para chegar aos Jogos Olímpicos e, algumas vezes, é classificatória para outras competições. Dentro da minha trajetória no judô, os JUBs foram de extrema importância para eu me manter no ranking nacional e para o meu processo até chegar às Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Além dos Jogos Olímpicos, atuei por mais de 11 anos na Seleção Brasileira de Judô, representando o Brasil em diversas competições internacionais”, contou.

Em Natal, mais de 900 participantes de todo o Brasil já estão ou ainda irão disputar os esportes de luta nos Jogos Universitários Brasileiros RN. Nas modalidades de artes marciais, as competições acontecem majoritariamente na categoria individual. Apenas no judô as lutas são disputadas nas categorias individual (por peso) e por equipe mista (homens e mulheres).

Nos JUBs Rio Grande do Norte, as competições de lutas estão divididas em dois blocos:

  • No 1º bloco, acontecem as disputas de judô, taekwondo e jiu-jitsu, de 7 a 11 de outubro.
     
  • No 2º bloco, os estudantes-atletas competem em karatê e wrestling, de 13 a 17 de outubro.
     

No total, 948 estudantes-atletas devem passar pelos JUBs no estado potiguar para competir nos tatames das cinco modalidades de artes marciais. São 199 participantes no jiu-jitsu, 293 no judô, 156 no karatê, 176 no taekwondo e 124 no wrestling.

Dentro desse universo das artes marciais está Isadora Heloísa, 24 anos, natural do Tocantins e representante da UNITINS, que veio lutar no taekwondo nos JUBs RN. Além de buscar progresso no ranking da modalidade, ela também quer aproveitar ao máximo a experiência dos Jogos. “Sou atleta de taekwondo na categoria até 62 kg. Já ganhei medalha de bronze e prata no JUBs, que faz parte da minha rota de competições, mas está faltando o ouro para eu gabaritar na competição. Nos Jogos Universitários Brasileiros eu comecei em 2021 e realmente é um evento grandioso, com estrutura excelente. Estou vivendo intensamente isso aqui pela 5ª vez”, relata.

O JUBs Rio Grande do Norte é uma realização da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Governo do Rio Grande do Norte através da Subsecretaria do Esporte e do Lazer, Visite o Rio Grande do Norte e Federação Norteriograndense do Desporto Universitário (FNDU).

Apoio: prefeitura municipal de Natal
Patrocínio: Icone Sports, Spalding, Joma, Kempa, uhlsport

Parceiros: Citrino, Tropical Brasil, Brisanet

Serviço

Evento: Jogos Universitários Brasileiros – JUBs Rio Grande do Norte

Data: 05 a 18 de outubro de 2025

Local: Natal (RN)

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS