MDA: melhores atletas de 2022 são premiados

Nesta quarta-feira (22), aconteceu a premiação dos melhores atletas da temporada de 2022 da CBDU. A cerimônia, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, reuniu autoridades, ex-atletas olímpicos, representantes das federações universitárias estaduais, representantes de marcas parceiras da Confederação Brasileira de Desporto Universitário, além de outros convidados especiais.

Luciano Cabral, presidente da CBDU, abriu a cerimônia e celebrou as conquistas da temporada anterior. “Foi um ano de grandes desafios. Começamos o ano colocando metas bastante ambiciosas. Foram diversos eventos nacionais e participações internacionais, além de surpresas que apareceram para a CBDU. Foi um ano que fez jus ao que nós falamos no início da temporada, que ‘seria ainda maior, ainda melhor'”.

A premiação também contou com a presença da secretária nacional de Esporte e Alto Desempenho e ex-atleta de basquete, Marta Sobral, que representou a Ministra do Esporte, Ana Moser.

O evento também dedicou um momento para homenagear a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, com a comenda do esporte universitário, a mais alta honraria do segmento.

Foto: CBDU/ Márcio Buxexa / Collab Clichê

O Troféu Luizão, que premia as instituições de ensino superior de melhor performance no ano ficou com a UNINASSAU, de Pernambuco em Primeiro lugar. A UNIP, de São Paulo, conquistou o segundo lugar. Já a terceira colocação foi para a UNIATENEU, do Ceará. No total, dez instituições foram premiadas.

O Troféu Felpe Luna, que premia as federações universitárias, destaco cinco federações no ranking:

1º FUPE – SP

2º FUCE – CE

3º FAPE – PE

4º FGDU – GOIÁS

5º FCDU – SC

Os atletas destaques premiados foram Talita Calixto, do vôlei de praia da UNIFOR-CE e Gianluca Campaner, atleta do Basquete 3×3 da UNIP-SP. O craque da galera, escolhido por votação popular através da página da CBDU no Instagram, escolheu a atleta Aline Grisi, do futevôlei da UNINASSAU-PB.

NOTÍCIAS RELACIONADAS