Beach soccer: Multivix-ES e Uninassau-PE conquistam medalha de ouro no JUBs Praia 2024
Finais do beach soccer aconteceram na manhã deste domingo (25), na praia de Botafogo
As finais do beach soccer encerraram com chave de ouro os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) - Praia na manhã deste domingo (25) na Praia de Botafogo.
Na final feminina, a Multivix-ES conquistou o ouro ao derrotar a Unit-SE por 6x3. Já no masculino, a equipe da Uninassau-PE garantiu o título em um jogo acirrado, vencendo a Multivix-ES nos pênaltis por 4x3.
Final feminina
A final feminina foi marcada por um jogo emocionante. Aos cinco minutos do primeiro tempo, a Multivix-ES saiu na frente com um gol de Victoria Silva. No entanto, a Unit-SE não demorou para reagir. Aos nove minutos, Silvana Souza empatou. Aos 16, Mayara Izzo virou o jogo para as sergipanas, mas Thays Correia rapidamente igualou o placar. Um minuto depois, Taynara Malostro marcou o terceiro gol para a Multivix-ES. Aos 22, Victoria Silva voltou a marcar, encerrando o segundo tempo com o placar empatado em 3x3.
No terceiro tempo, a Multivix-ES assumiu o controle da partida e marcou três gols em sete minutos, com Flavia Seixas anotando dois e Silvana Souza completando a vitória por 6x3, garantindo a medalha de ouro.
“Nosso jogo foi muito difícil, muitas pessoas não acreditavam na gente. Tiramos as favoritas e conseguimos passar invictas, foi o resultado de muito treino. Nosso grupo é unido, isso também foi a base da nossa vitória”, pontuou Ana Clara Ferreira, estudante de educação física da Multivix-ES e medalhista de ouro.
No comando das campeãs, Luciano Tadino também analisou a trajetória até o pódio: “A partida de hoje descreveu tudo que foi a competição para nós, fomos campeões invictos. Isso nos deixa muito felizes, pela modalidade, pela expressão que é a competição. Agora, é comemorar e almejar algo melhor para o futuro do futebol feminino.”
Destaque da equipe que ficou com a medalha de prata, a goleira Cíntia Santos, estudante de educação física da Unit-SE, avaliou o desempenho da equipe na final.
“Não é fácil. Para uns até pode ser, mas para nós não é, não fazemos parte dessa modalidade. Eu jogo desde 2021, mas as outras não. Ficar em segundo lugar é muito importante para a faculdade e para representar Sergipe, é um sonho realizado.”
A medalha de bronze ficou com a Uninassau-PE, que superou a Celso Lisboa-RJ na disputa do terceiro lugar.

Final masculina
A final masculina foi uma disputa digna de decisão. Somente no primeiro tempo, as redes balançaram cinco vezes. A Uninassau-PE abriu o placar logo aos 30 segundos com Robert Freitas. Brenno Carneiro, da Multivix-ES, respondeu com dois gols, virando o jogo. Aos dois minutos, Matheus Braga empatou para a Uninassau-PE, mas Lucas Honorato colocou novamente a equipe do Espírito Santo na frente.
O segundo tempo também foi movimentado. Brenno Carneiro ampliou para a Multivix-ES com seu terceiro gol na partida. Vinte segundos depois, Rafael Pinto diminuiu a diferença para a Uninassau-PE. No minuto final, Ryan Yano, vestindo a camisa 10, ampliou a vantagem da Multivix-ES, fechando o segundo tempo em 5x3.
No início do terceiro tempo, Ryan Yano marcou mais uma vez, fazendo 6x3 para a Multivix-ES. Mas a Uninassau-PE não desistiu, assumiu o protagonismo do jogo e marcou três gols em apenas quatro minutos, levando o jogo para a prorrogação.
Sem gols na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis. Após os três primeiros atletas de cada equipe converterem suas cobranças, as penalidades alternadas começaram. No quarto chute da Multivix-ES, Leonardo Brasserose errou, e Matheus Braga, da Uninassau–PE, marcou o gol decisivo, garantindo o ouro para os pernambucanos.
“O sentimento de conquistar o primeiro lugar é maravilhoso. No ano passado, perdemos para uma faculdade forte, mas agora foi diferente. Agora é hora de curtir a vitória”, comemorou Rafael Pinto, estudante de educação física da Uninassau-PE e campeão do beach soccer no JUBs Praia 2024.
Medalhista de prata, Antônio Bernardo, estudante de educação física da Multivix-ES, comemorou a experiência de participar do JUBs Praia. “É a minha primeira vez participando do JUBs, é uma oportunidade única e eu estou muito feliz. Do jogo, fica o aprendizado.”
No comando da equipe masculina da Multivix-ES, o técnico Thiago Antunes celebrou o desempenho na competição.
“Nos últimos três anos, chegamos à fase final. Para nós é muito importante ter a oportunidade de participar de um evento com a estrutura que a CBDU tem entregado, com todo o suporte para que a gente possa estar pronto para o jogo. Chegar em mais uma final e poder sentir o gosto de subir ao pódio é extraordinário. Que no próximo ano possamos estar aqui novamente”, declarou Thiago.
A medalha de bronze ficou com a UniAteneu-CE, que superou a UFSM-RS por 6x1 na disputa do terceiro lugar.
Correios apresenta JUBs Praia: os Jogos Universitários Brasileiros – Praia são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e pela Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro. Patrocínio Master: Correios. Patrocínio: Arcor, Baly, Ícone, Spalding, Soldiers e Tropical. Apoio: Governo Federal.