Oportunidade: inscrições abertas na UFSM para atletas de alto rendimento
Programa PIARES oferece 64 vagas adicionais de graduação e segue com inscrições até 8 de dezembro para ingresso em 2026
Programa PIARES oferece 64 vagas adicionais de graduação e segue com inscrições até 8 de dezembro para ingresso em 2026
Atletas brasileiros têm agora a oportunidade de avançar mais uma etapa em sua formação profissional, disputando uma vaga em uma das maiores universidades do país. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abriu inscrições, até o dia 8 de dezembro, para o Programa de Ingresso Acadêmico de Atletas de Rendimento (PIARES), voltado a esportistas que desejam ingressar em cursos de graduação a partir de 2026.
Ao todo, são 64 vagas adicionais distribuídas em 45 cursos presenciais de graduação, sem reduzir a oferta tradicional da instituição. Podem participar do processo seletivo candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2021 e 2025, com presença em todas as provas.
O PIARES contempla duas categorias de concorrência: atletas em formação, jovens de 16 a 23 anos; e ex-atletas de rendimento, que já tenham alcançado destaque internacional em modalidades reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). As vagas estão abertas para ambos os sexos nas modalidades individuais de atletismo e judô, além dos esportes coletivos basquete, handebol, voleibol e futsal.
Para o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Alim Maluf Neto, programas como esse reforçam a importância da integração entre esporte e educação. “Quando uma universidade abre portas para atletas de rendimento, ela não só valoriza o esporte nacional, mas também assegura que esses jovens tenham acesso à formação acadêmica. Esse caminho fortalece tanto o futuro profissional do atleta quanto o desenvolvimento desportivo do Brasil”, destacou.
O professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) da UFSM, reforça os benefícios do programa. “Hoje, com o PIARES, o pai e a mãe fazem com que os seus filhos sejam mais brevemente incentivados a ingressarem no esporte, pois sabem que esse esporte pode abrir as portas para os mais variados cursos do ensino superior — por exemplo, Direito, Educação Física e outras áreas do conhecimento. Então, além de ter toda essa alteração na estrutura, ele possibilita, através da educação, uma mudança no esporte do Brasil, fazendo com que, em poucos anos — nós acreditamos que em poucos anos — o cenário esportivo vá estar ainda mais qualificado, e muito disso vai ter relação com essa formação de ensino superior. E, além disso, também dá para destacar o fato de que esses futuros profissionais e ex-atletas, no futuro, também vão estar ajudando a fazer essa corrente girar, ampliando ainda mais os benefícios e as possibilidades que essa política envolve”.
O edital completo e as inscrições estão disponíveis no site: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/editais/079-2025.