Prêmio Melhores do Ano – Temporada 2023 é entregue no Rio de Janeiro

Premiação Melhores do Ano acontece anualmente e homenageia Federações, instituições, atletas e parceiros da CBDU

Presidentes das Federações Universitárias Estaduais recebem homenagem no Melhores do Ano - Temporada 2023
Presidentes das Federações Estaduais recebem homenagem (Foto: Guilherme Taboada/CBDU)

A premiação Melhores do Ano (MDA), organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), aconteceu na noite desta terça-feira (26), no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro. A cerimônia foi comandada por Mauricio Costa e Marília Arrigoni, da TV Brasil.

O MDA é um evento anual, que celebra as conquistas da temporada anterior e reconhece o esforço de todos atletas, Instituições de Ensino Superior (IES), Federações Universitários Estaduais (FUEs), patrocinadores e parceiros da CBDU.

O evento começou com a entrega da comenda do esporte universitário, a mais alta honraria ofertada pelo esporte universitário. Os escolhidos para esta edição foram a medalhista olímpica Maurren Maggi, o ex-diretor de judô da CBDU, Professor José Cabral, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Federação Universitário do RJ, Rafael Serour e Celby Rodrigues, e, em memória, o Dr. José Joacir Bastos, ex-presidente do STJDU.

Também marcaram presença Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal, Iziane Marques, Secretária Nacional de Esporte de Alto Desempenho, Antonio Paulo Vogel de Medeiros, secretário executivo do Ministério do Esporte, Washington Cerqueira, presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFUT), Renato Junqueira, secretário de Estado de Esporte e Lazer do DF, Júlio César Ribeiro, deputado federal, Anna Laura Secco, subsecretária municipal de Esportes do RJ, Rodrigo Scorzelli, subsecretário de Esportes do Estado do RJ, Wlamir Motta Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, e Athirson Mazolli, secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor.

A primeira premiação da noite foi o Troféu Professor Luizão, que premia as Instituições de Ensino Superior de melhor performance no ano. Em ordem decrescente, as vencedoras foram a UNINASSAU (PE), a UNIATENEU (CE) e a UNIP (SP).

O segundo prêmio foi para as cinco FUEs melhores colocadas no ranking da CBDU. As Federações que levaram o Troféu Felipe Luna foram, em ordem crescente, a do Ceará, a de São Paulo, a de Pernambuco, a de Santa Catarina e a de Goiás.

Em seguida, todas as Federações foram homenageadas pelo trabalho e esforço para o crescimento do esporte universitário junto à instituição.

Ao longo da premiação foram exibidos vídeos relembrando a temporada, como do JUBs Futebol, do JUBs Seletiva e de Chengdu.

Aos parceiros que ajudam a levar o espírito do esporte universitário para mais de 60 mil estudantes pelo Brasil todo foi feita uma homenagem especial. Os contemplados foram o Ministério do Esporte, a Prefeitura de Maceió, a Prefeitura de São Luís, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do DF, a NSports, EBC, Olimpíada Todo Dia e Mascote Universitário.

E, para fechar a noite, foi a vez das nossas estrelas: os atletas que se destacaram durante as competições nacionais e internacionais da temporada 2023. O prêmio de Atleta do Ano foi para Agatha Martins, do judô, e Rafael Max, dos saltos ornamentais. Confira aqui a lista completa.

Além da premiação, a CBDU também escolhe o Craque da Galera por meio de uma votação aberta nas redes sociais. E o vencedor dessa temporada foi Yasmin Tenório, atleta de futevôlei da Uniesp-PB.

“2023 foi uma temporada extraordinária no esporte universitário brasileiro. O MDA encerra mais um capítulo da nossa história e, ao mesmo tempo, inicia um novo, dando abertura oficial a temporada 2024. Essa foi a 15ª edição do evento, chegando à fase de debutante e se consolidando como um dos eventos mais esperados da CBDU. Tivemos uma participação maciça de atletas, universidades, federações, patrocinadores, parceiros e autoridades, o que mostra que o prêmio desperta interesse do público que acompanha e participa do esporte universitário brasileiro”, disse Luciano Cabral, presidente da Confederação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS