Primeiro curso do Instituto Brasileiro do Desporto Universitário é oferecido pela CBDU

Em parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o curso busca é voltado para membros de entidades que compõem as organizações do desporto universitário no país.

Nesta sexta-feira (01), teve início o primeiro curso do Instituto Brasileiro do Desporto Universitário (IBDU), projeto da CBDU, em parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O IBDU tem como objetivo elaborar programas e estratégias educacionais voltadas ao esporte universitário e toda sua comunidade.

O curso, cujo tema é ‘Gestão Planejamento para Entidades do Esporte Universitário’, tem duração de cinco módulos, possui carga horária de 30 horas e é direcionado para gestores de federações estaduais universitárias e outros membros de organizações do desporto universitários no país.

O objetivo do curso é proporcionar aos gestores esportivos o conhecimento teórico vivencial da gestão esportiva e elementos sensíveis relativos a este contexto, com base em seus principais fundamentos relacionados ao planejamento estratégico para organizações esportivas.

De acordo com Sandro Melo, coordenador do projeto e um dos professores deste primeiro curso, o IBDU é uma iniciativa que nasceu da necessidade de existir um setor, dentro da CBDU, que atue na qualificação e formação das pessoas envolvidas no esporte universitário.

“Existia uma demanda muito grande com relação à pesquisas de decidimos avançar com a ideia de montar o instituto, que é um espaço que vai agregar todas essas ações em um só lugar”, conta Sandro.

A parceria com o IPIE foi consolidada pela capacidade e alcance do instituto com relação a dados e informações completas e precisas sobre o esporte no Brasil.

“Eles são referencia na gestão esportiva aqui no Brasil. Além de ter um banco de dados muito bacana com informações sobre investimento no esporte, tem um mapeamento dos recursos e eles têm ofertado capacitação e qualificação a algumas entidades esportivas”, finaliza Sandro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS