Programa Healthy Campus propõe práticas saudáveis a universidades do mundo todo

O programa, lançado dia 12, é uma iniciativa da FISU – Federação Internacional do Esporte Universitário e visa impactar positivamente no estilo de vida e no bem-estar de milhões de estudantes universitários ao redor do mundo, através do incentivo a atividade física e de escolhas saudáveis nos campi.

Healthy Campus é uma plataforma online exclusiva para universidades de todo o mundo, que estimula a melhoria da saúde e do bem-estar no campus. Em nota, a FISU explica que as universidades podem se registrar na plataforma e ter acesso a uma rede global de boas práticas, projetos de sucesso e conhecimento.

O Secretário Geral e CEO da FISU, Eric Saintrond, observou que o papel e o alcance do esporte universitário vão muito além das competições e dos atletas de alto rendimento. “Através deste projeto, encontramos uma maneira de estender nossas atividades a todos os alunos; não apenas estudantes-atletas de elite. Acreditamos que a FISU tem uma responsabilidade social muito importante e queremos alcançar milhões de estudantes”, disse Saintrond (em tradução livre).

Na prática, as universidades terão acesso a um documento com informações detalhadas e critérios científicos, que nortearão o processo para obtenção do selo de Healthy Campus. A conquista do selo pelas universidades, é obtida a partir do cumprimento de 100 critérios, atrelados a iniciativas, que estão divididos em sete áreas: esporte e atividade física, saúde mental e social, nutrição, prevenção de doenças, comportamento de risco, meio ambiente; sustentabilidade e responsabilidade social e gestão de campus saudável.

A FISU explica que no primeiro ano de execução do projeto, o objetivo é que o selo seja obtido por meio da implementação de programas de saúde e condicionamento físico e que, a partir do segundo ano, o selo de Healthy Campus seja conferido em cinco níveis: certificado, bronze, prata, ouro e platina. Para mais informações sobre o projeto Healthy Campus da FISU, escreva para healthy.campus@fisu.net.

NOTÍCIAS RELACIONADAS