CBDU explica: quem pode participar de cada evento universitário nacional e internacional

Junto com a ansiedade do novo calendário sempre vem muitas dúvidas. O judô vai estar em qual competição? E boxe, não vai ter não? Qual o limite de idade? Até quando posso me inscrever? Quem pode participar? E as internacionais, como funciona? Pensando nisso, reunimos nessa matéria todas as informações que você precisa saber sobre a participação nos eventos da CBDU e também sobre o sistema de seleção e/ou convocação para as competições internacionais, organizados pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) e FISU America. Confere só:

Basicamente, podemos imaginar o sistema desportivo universitário de competições como uma pirâmide. Na base da pirâmide está a Etapa Estadual, seguida da Etapa Nacional. No topo da pirâmide estão o Pan-americano e os Mundiais – que acontecem em todos os anos pares, e o Sul-americano e as Universíades (de inverno e verão) – que acontecem em todos os anos ímpares. Apesar das especificidades de cada etapa, uma regra não muda: para poder participar de qualquer evento esportivo universitário é necessário estar com matrícula ativa em uma Instituição de Ensino Superior (IES) regularmente filiada à uma Federação Universitária Estadual (FUEs).

ETAPA ESTADUAL

O primeiro nível das competições oficiais é organizado pelas FUEs. Aqui, cada Instituições de Ensino Superior (IES) do estado, regularmente filiada à respectiva FUEs, envia seus representantes – atletas e/ou times – para disputa das modalidades, que podem variar de acordo com a demanda nacional. Uma modalidade só será disputada em etapa estadual se estiver programada para a etapa nacional, ou seja, os estados precisam selecionar seus representantes para os eventos nacionais. Os Jogos Universitários Mineiros (JUMs) e os Jogos Universitários de Roraima (JURR) são exemplos de eventos de etapa estadual. Nessa etapa, inscrições e demais informações devem ser consultadas com cada Federação Estadual.

ETAPA NACIONAL

Todas as competições de caráter nacional são organizadas pela CBDU: JUBs Praia, JUBs E-sports, JUBs Futebol, JUBs Atléticas e JUBs (antigo fase final). Participam desses eventos aqueles atletas/times classificados em suas respectivas etapas estaduais, e/ou indicados pela sua FUEs em caso de não realização da etapa estadual. Para 2022, o período de idade permitido para participação é entre 1º de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2004 (18 a 25 anos). Além disso, há exceções de cada modalidade, que podem ter um ou dois atletas fora do limite de idade – isso deve ser consultado no regulamento específico de cada modalidade, quando disponíveis. Para as competições nacionais que funcionam como seletiva para eventos internacionais, a idade segue a do evento internacional em questão.

INTERNACIONAL – MUNDIAIS, PAN-AMERICANO, SUL-AMERICANO E UNIVERSÍADES

Alessandro Battiste Gomes, Diretor de Eventos da CBDU, explica que o sistema de seleção de atletas para as competições internacionais varia, não é algo fixo. Para a maior delas por exemplo, a Universíade, são vários caminhos até se chegar nos nomes finais. No atletismo e na natação os atletas são selecionados com base nos índices divulgados pela FISU e também no número de vagas; é uma relação: índice/número de vagas. Representantes de outras modalidades individuais podem ser definidos a partir de eventos seletivos ou por indicação das Confederações especializadas de cada modalidade, mas sempre levando em consideração o número de vagas disponível. E por fim, para as modalidades coletivas são montadas seleções nacionais – uma comissão técnica seleciona os nomes entre os melhores atletas universitários em atividade no país.

Podem participar da delegação brasileira na Universíade estudantes atletas nascidos no Brasil entre 1º de janeiro de 1996 e 31 de dezembro de 2004 (de 18 a 26 anos).

Essas são as informações gerais que você precisa saber sobre os eventos 2022 da CBDU e também da FISU. Mas reforçamos que é sempre bom ficar atento as mídias sociais da CBDU – Instagram, Facebook e Tik Tok, e o nosso site para ficar por dentro das atualizações. E claro, ler sempre atentamente o regulamento de cada evento, que explica detalhadamente tudo o que você precisa saber. E aí, em qual evento te vemos esse ano?

NOTÍCIAS RELACIONADAS