Sabrina Miyabara: campeã mundial sub-17, promessa do tênis de mesa brasileiro estará no Mundial Universitário
Atleta da UNIP-SP e da seleção brasileira de base, Sabrina representa o Time UBrasil no tênis de mesa com conquistas internacionais e muito foco.
Aos 19 anos, Sabrina Miyabara é um dos nomes mais promissores do tênis de mesa brasileiro. Natural de São Paulo (SP), a estudante de Marketing na UNIP-SP vai representar o Brasil no FISU World University Games 2025, que acontece entre 16 e 27 de julho na Alemanha.
Sabrina começou no esporte aos 9 anos, incentivada pelo pai, no tradicional clube Itaim Keiko, em São Paulo. A curiosidade virou paixão, e logo vieram as primeiras competições. Com talento e disciplina, a atleta acumulou conquistas expressivas nas categorias de base.
Entre os destaques da carreira, estão o título do Campeonato Brasileiro Sub-19, o ouro no Mundial de Jovens Sub-17, o bronze no Sul-Americano Sub-19 e o ouro por equipes no Pan-Americano Sub-19.
“Me dediquei muito para chegar nesse nível. Estar na Seleção Brasileira Universitária é uma grande realização, ainda mais no meu primeiro ano participando dos Jogos Universitários. Sei que vou aprender muito e evoluir bastante com essa experiência”, afirma Sabrina.
Sua trajetória com a seleção começou cedo, em 2018, quando foi convocada pela primeira vez para o Latino-Americano Sub-13. Desde então, permaneceu na equipe nacional até a categoria Sub-19, em 2024.
Acostumada com grandes desafios internacionais, ela chega ao Mundial Universitário animada para fazer sua estreia nesse novo cenário.
“Já participei de Pan-Americanos, Sul-Americanos e Mundiais, tanto juvenil quanto adulto. Mas esse será meu primeiro Mundial Universitário. Estou empolgada, sei que o nível é alto e vou dar meu melhor para representar bem o Brasil.”
Além das medalhas, a atleta carrega na memória momentos emocionantes de superação. Um deles foi sua primeira classificação para a seleção brasileira, após uma disputa intensa.
“Ganhar aquele campeonato me fez lembrar de todos os dias de treino. Foi ali que percebi meu potencial e passei a acreditar mais em mim mesma. Um dia inesquecível.”
Sabrina também tem seus rituais: antes das partidas, organiza os materiais de jogo sempre na mesma ordem e ouve uma música animada para entrar no clima da competição.
No Mundial Universitário da Alemanha, ela será uma das representantes do Time UBrasil entre os mais de 8 mil estudantes-atletas esperados, vindos de mais de 150 países. Sabrina chega pronta para encarar novos desafios e conquistar ainda mais.