UNB É CAMPEÃ PELA EQUIPE FEMININA NA LDU DE RUGBY 7

UNB é campeã pela equipe feminina na LDU de Rugby 7

UFG ficou em segundo e UFU em terceiro lugar

UNB-DF é a grande campeã da LDU de Rugby 7 2017. Foto: Fotojump

O jogo feminino da tarde deste sábado, 24, que decidiu a primeira colocação na Liga do Desporto Universitário de Rugby 7, foi entre UNB-DF e UFG-GO. No último campeonato, em 2015, a final também foi entre os dois times, mas hoje o resultado foi diferente e, quem levou a medalha de ouro, foi o time do Distrito Federal. Placar final: 24 X 0 para a UNB.

Parte dos times contavam com uma nova composição de atletas. Mas apesar disso, traziam no jogo o desejo de levar o título. UFG, que no último campeonato levou a vitória, mais uma vez queria o ouro. Do outro lado, a UNB almejava a revanche.

A partida trouxe a emoção de decisão. Na arquibancada, ambos os times masculinos das equipes em campo vibravam incentivando as atletas. Início do jogo! O confronto, que parecia ser altamente competitivo, na verdade, favoreceu a equipe de Brasília. Ao longo do jogo, o time teve um ótimo desempenho e conseguiu marcar 4 tries nas adversárias. Com mais dois chutes de conversão pontuados, o grupo fechou a disputa com 24 pontos contra 0 da equipe do Goiás.

As três atletas que concederam entrevista representam três equipes diferentes, mas trazem consigo dois sentimentos em comum: a paixão pelo esporte e, em especial, pelo rugby.

Camilla Civatti, camisa 10 do time da UNB, há sete anos está inserida no mundo do Rugby. Seu contato com a modalidade iniciou na instituição anterior onde ela estudava Engenharia Civil e os representava disputando pelo time. Hoje, a atleta estuda Educação Física devido à paixão que a modalidade despertou em sua vida. Em um dado momento, decidiu fazer essa mudança e disse a si mesma, como ela relembra. “Eu não quero mais Engenharia, quero o esporte para a minha vida e  o Rugby inserido”. Ela contou ainda que ajudou a formar o time há três anos e meio, então, pôde conduzir a evolução da equipe desde seu surgimento até o atual momento. Sobre acompanhar todo esse caminho e hoje desfrutar da liderança, Camilla comentou. “É ver essa criança aos poucos ir crescendo e não ser mais um bebê. Começar a ter conquistas, maturidade e crescimento. Um título que veio de muito esforço, e isso é muito gratificante”.

UNB-DF e UFG-GO fazem a final do Rugby 7. Foto: Fotojump

O time da UFG teve uma reestruturação em sua composição e esse ano veio inclusive com atletas competindo pela primeira vez na modalidade, pelo campeonato universitário, como é o caso de Bruna Macedo, camisa 10 da equipe. Há um ano a atleta participa do time, época em que houve a nova formação, e, em sua primeira competição universitária, já levou a medalha de prata. Ela explicou que a disputa a pegou em um momento delicado. A atleta estava um pouco doente, mas o amor pelo esporte e o espírito de equipe a motivou a não desistir e seguir firme nas disputas. “Mesmo doente eu vim jogar. Joguei todos os tempos, não pedi para sair”, disse Bruna.

Outro sinônimo de paixão pelo esporte é a atleta Thaís Schmidt, camisa 6 da equipe da casa, a UFU, terceira colocada na competição. A atleta representa a universidade competindo pelo Rugby e pelo Futebol 7, além de outras modalidades. Nesta edição da LDU de Rugby Seven e Futebol 7, escolheu o esporte com maior intensidade do contato físico, mas a recepção dos jogos em casa proporcionou a oportunidade de acompanhar de perto também a disputa pelo Futebol 7. Ela seguiu o seu time e todos os outros na concorrência pelo society, e disse que ficou muito empolgada com a recepção. “Gosto muito de esporte, participo de várias modalidades dentro da Universidade, vou para muitos campeonatos, mas receber em casa é muito bom! A gente vê a casa cheia, a gente ajuda, indica lugares. Então acho que a interação chega a ser maior”.

Liga do Desporto Universitário de Rugby Seven

A Liga do Desporto Universitário de Rugby Seven é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME). O campeonato reúne atletas dos estados de Santa Catarina, Distrito Federal, Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Ao todo, nove equipes competem nas categorias masculina e feminina.

Patrocínio: Banco Itaú e Onza Indústria de Confecções. Apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Apoio local: Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da UFU.

Por Laura Fernandes, estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS