Pioneirismo: Unip é a primeira universidade brasileira inscrita no FISU Healthy Campus

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Curtiu a matéria? Deixe seu like:

Lançado pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) em maio de 2020, o programa Healthy Campus tem como objetivo impactar de maneira positiva o estilo de vida e o bem-estar de estudantes universitários ao redor de todo o mundo, através do fomento a atividade física e de escolhas saudáveis dentro dos campi. A partir da inscrição na plataforma, a Universidade tem acesso a uma rede global de boas práticas, projetos de sucesso e informações gerais.

No Brasil, a Universidade Paulista (Unip) foi pioneira e se tornou a primeira Instituição de Ensino Superior (IES) cadastrada na iniciativa Healthy Campus. “O processo de inscrição foi bem simples; fizemos primeiro uma reunião com o Fernando Parente (diretor do projeto dentro da FISU) que nos explicou o programa e posteriormente fizemos o cadastro no site da FISU, incluindo os dados da Universidade Paulista”, afirma Roberto Toledo, professor Roba – Diretor Geral de Esportes da Instituição.

De acordo com a FISU, após o cadastro no programa, as universidades terão acesso a um documento com informações detalhadas que nortearão o processo para obtenção do selo de Healthy Campus. Para obter alguma qualificação, a universidade precisa atingir pelo menos 40, dos 100 critérios estipulados, que estão divididos em sete áreas: esporte e atividade física, saúde mental e social, nutrição, prevenção de doenças, comportamento de risco, meio ambiente; sustentabilidade e responsabilidade social e gestão de campus saudável.

O professor Roba explica que desenvolver a Unip nos quesitos propostos pelo Healthy Campus, significa proporcionar uma vida melhor no campus: “O primeiro ponto é que avançar no programa significa que a Universidade pode ter benefícios com relação a saúde e bem-estar de todos os estudantes criando experiências que podem ser compartilhadas”, pondera o Diretor Geral de Esportes da Unip.

Dentro da iniciativa da FISU existem tipos diferentes de certificação, de acordo com a quantidade de critérios que a IES consegue atingir. Segundo Roberto Toledo, constatou-se através de uma analise preliminar, que a Unip já atende a vários quesitos: “Como ter uma comunicação apropriada aos alunos, realização de eventos no campus, atendimento a comunidade e prática esportiva. Esperamos atender todos os itens possíveis para buscar a certificação máxima do programa”, complementa.

“Por fim, fico feliz que a UNIP seja a primeira universidade brasileira a aderir a um programa tão elevado como o FISU Healthy Campus, que tem parceria com a UNESCO. A UNIP que participa ativamente dos programas esportivos da CBDU e da FISU, tendo em 2019 participado de três campeonatos mundiais agora também estará engajada em realizar ações que tornem os campi um lugar mais saudável para toda a comunidade universitária”, finaliza o professor Roba.

Para a CBDU, a adesão da Unip ao FISU Healthy Campus é um marco importante, uma vez que a Universidade Paulista é a IES número um no ranking do desporto universitário brasileiro – 1º lugar no Troféu Professor Luisão de 2019, que premia as IES de melhor performance no ano. Luciano Cabral, presidente da CBDU, reforça que a Unip tem sido a universidade que mais investe no esporte universitário no Brasil:

“Nós entendemos que esse programa, criado pela FISU, é a principal plataforma de fomento ao esporte universitário no mundo todo, que irá conectar universidades de todo o mundo. Hoje nós já temos quase 60 universidades de diversos países participando dessa rede de troca de informações, que promove a sustentabilidade e o fomento a pratica esportiva dentro dos campis universitários. Então a Unip mais uma vez sai na frente, mas a nossa expectativa agora é que todas as outras universidades, que fazem parte do nosso sistema, venham a aderir também ao FISU Healthy Campus”, conclui Luciano.

+1

Compartilhe clicando abaixo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BEACH GAMES INTERNACIONAL
FISU AMERICA – FUTSAL – Panamericano
JUBs – ATLÉTICAS 2021 – 15 esportes
FISU AMERICA – FUTEBOL – Panamericano
FISU AMERICA – RUGBY 7 – Panamericano