[Universidade CBDU] Debate sobre Diversidade no Esporte acontece na plataforma

O tema “diversidade” nunca foi tão discutido como é hoje. As mídias sociais e a facilidade na produção de conteúdos online permitiram uma maior visibilidade do assunto, que é tão relevante. A discussão – que abrange tópicos como a questão de gênero, raça e sexualidade – é urgente e clama por respeito e empatia. Muito mais do que abordar o termo isoladamente, é importante contextualiza-lo em diversos cenários e, pensando nisso, a CBDU realizou através da Universidade CBDU um workshop sobre Diversidade no Esporte, a fim de debater a temática no universo esportivo.

  • Workshop diversidade no esporte
  • Japa com a taça da Libertadores da América feminina
  • Ian durante sua preparação para o Pan-americano de Lima 2019
  • Mayssa com sua noiva Nikita Ramona

O encontro, realizado no dia 7 de outubro, foi totalmente online e reuniu grandes nomes do esporte nacional: Mayssa Pessoa; atleta olímpica de handebol, Ian Matos; atleta olímpico de saltos ornamentais e Ana Claudia Mayumi, graduada em Educação Física pela USP e treinadora de futebol em dois times femininos, o Jogue Como Uma Garota e o Nike F.C. O bate-papo foi espontâneo e possibilitou a interação dos convidados com o público: “Foi muito legal, muito legal mesmo. Ter mais essa oportunidade de estar conversando, de estar aprendendo”, disse Ian.

O trio compartilhou com os participantes um pouco de suas trajetórias esportivas, e como a questão da sexualidade influenciou em suas vivências. Entre as pautas, também discutiram a questão da homossexualidade no ambiente esportivo; desde experiências pessoais, a relação com a imprensa, até possíveis caminhos em busca de maior representatividade e respeito.

Todo o workshop foi gravado e em breve estará disponível para acesso na Universidade CBDU. Na plataforma também é possível encontrar o conteúdo dos demais workshops já realizados, relacionados ao tema diversidade: Mulheres no Esporte e Perspectivas do Paradesporto.


A Universidade CBDU é uma plataforma de aprendizagem online que tem como propósito disseminar conhecimento de maneira fácil, rápida e gratuita. Lá são ofertados cursos das mais diferentes áreas e em diversos formatos: webinar, workshops e modulares. Todos com interface fácil, que permite total autonomia do aluno durante os estudos. Após a finalização de cada curso, o aluno tem acesso a um certificado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS