CBDU abre portas para voluntários se tornarem futuros funcionários

Não é novidade para ninguém que os voluntários são peças essenciais para a realização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A iniciativa do programa de voluntários conduzido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) revela cada vez mais novos profissionais para a entidade e a contratação de antigos voluntários é recorrente.

O recifense Ruan Santos é um dos casos de pessoas que ingressaram no JUBs por meio do programa de voluntários e depois acabaram se tornando contratados. O jovem, que competia pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), viu no voluntariado uma oportunidade de participar da competição. “Sempre quis participar do JUBs, mas minha equipe acabava sempre batendo na trave, então me falaram sobre o programa de voluntários e acabei me inscrevendo para poder fazer parte dos JUBs em 2019, em Salvador.” disse o assistente de coordenação de voluntários.

O JUBs Bahia foi a porta de entrada para a trajetória de Ruan, que se empolgou com a atmosfera universitária e voltou no ano seguinte para a Academia de Voluntários, realizada em 2020, em Brasília. Foi no JUBs Brasília 2021 que a trajetória de Ruan mudou rapidamente e ele foi surpreendido com o convite para trabalhar na coordenação de voluntários. “Eu cheguei como voluntário e surgiu uma necessidade de mais uma pessoa para fazer parte da coordenação, então, no primeiro dia de jogos, passei de voluntário para assistente de coordenação de voluntários e não tinha como negar o convite, né? (risos)”, contou o pernambucano, de forma descontraída.

Foto: Light Press/CBDU

O trabalho e empenho de Ruan deixou boa impressão na equipe da CBDU e, este ano, ele foi chamado para coordenar os voluntários no Mundial de Vôlei de Praia e Triathlon da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). “Eram menos voluntários para coordenar em comparação ao que estamos acostumados no JUBs, mas foi uma grande experiência”.

O estudante de jornalismo João Ricardo, de 22 anos, começou sua trajetória na CBDU antes de completar a maioridade. Hoje ele faz parte da assessoria de imprensa da entidade e teve sua primeira participação como voluntário em 2017 na Liga de Desporto Universitário (LDU), em Uberlândia (MG), sua cidade natal. Lá, ele foi chamado para ser voluntário no JUBs de Goiânia, no programa “Jovem jornalista” que existia na época. “A expectativa era grande para cobrir um evento deste porte e fiquei muito empolgado pois ainda estava no primeiro ano de faculdade”. 

No JUBs Goiânia, surgiu a oportunidade  do mineiro fazer parte do grupo de trabalho na área de comunicação e marketing, trabalhando depois na coordenação de transmissões ao vivo. Foi em Goiânia que João teve o seu primeiro furo jornalístico. “Conversando com os organizadores das lutas, acabei descobrindo uma história de um professor de taekwondo que havia superado hidrocefalia e comandava um projeto social que contava com mais de 300 crianças carentes. A matéria acabou saindo no Globoesporte.com e foi uma grande conquista profissional e também para toda equipe de assessoria”, relembrou João.

Através de eventos da CBDU e FISU, João Ricardo teve a oportunidade de visitar sete estados. O jovem aconselha e recomenda aos jovens universitários a participarem do evento também como voluntário.“ Independente da área, ter a possibilidade de participar de um evento como os jogos universitários é incrível, já que colocamos em prática o que aprendemos na faculdade. Ter a oportunidade de ter contato com pessoas de diferentes culturas de todos os Estados do Brasil e apesar da correria, vale muito a pena”.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS