Sobre a CBDU

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é a entidade máxima responsável pela
administração do desporto universitário no Brasil. Entre seus encargos, estão a gestão e a organização dascompetições e eventos esportivos oficiais entre universitários de todo o país. Além disso, ela é composta por umsistema federativo, onde cada estado do país e o Distrito Federal possui uma federação universitária de esportes.

Fundada em 09 de agosto de 1939 por acadêmicos, representantes de Federações Universitárias Estaduaise agremiações reunidas no Rio de Janeiro, a CBDU foi oficializada dois anos depois pelo Decreto nº 3.617, de 15 denovembro de 1941, assinado pelo Presidente da República, Getúlio Vargas. O Decreto-lei nº 3.617 organizou as atividades desportivas do Brasil, incluindo a oficialização do desporto acadêmico e o reconhecimento da CBDU como gestora.

Durante toda a história da CBDU, grandes nomes do esporte deixaram sua marca, como: Bernardinho, Daniele Hypolito, Daiane dos Santos, Fernando Scherer, Joanna Maranhão, Tiago Camilo, Maurren Maggi, Arthur Nory, Arthur Zanetti e muitos outros.

COMPETIÇÕES E EVENTOS

Até 2018, três eventos faziam parte do calendário da CBDU: a Liga Do Desporto Universitário – LDU e a Copa Brasil Universitária De Futebol Feminino – CBUFF. A LDU aconteceu de 2006 a 2017, e funcionava anualmente com 15 competições distribuídas entre março e dezembro. Sediados em várias cidades brasileiras, os eventos da LDU abrangeram várias modalidades esportivas e movimentaram mais de 4 mil atletas de todo o país.

Já a CBUFF foi lançada em 2014, em parceria com o Ministério do Esporte. A segunda edição do campeonato, em 2015, foi considerada o maior campeonato de futebol feminino do Brasil. Também em 2015 aconteceu o Beach Games Internacional, com o apoio e chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) e da FISU America.

Jogos Universitários Brasileiros – JUBs

Desde 2018, todas as competições do calendário recebem o nome de JUBs, que juntas formam a temporada do anual. Assim, em um único ano há diversos JUBs.

No JUBs Modalidades, 46 modalidades esportivas são divididas em 5 eventos ao longo do ano: JUBs Praia, JUBs Futebol, Futebol 7 e Rugby 7 e JUBs Fase Final que, anualmente, escolhe uma cidade para ser sede do evento, sendo o maior evento realizado pela CBDU e a maior competição universitária da América Latina.

CENÁRIO INTERNACIONAL

A CBDU participa do FISU AMERICA Games, competição pan-americana e sul-americana, realizada pela FISU AMERICA, que acontece sempre em anos pares e ímpares, respectivamente.

Participa também do FISU University World Cups (FISU UWC), realizado pela FISU, em diversas cidades sedes pelo mundo; do FISU World University Championships (FISU WUC), realizados pela FISU sempre em anos pares e, por fim, do FISU World University Games (FISU WUG), que acontece anualmente e se caracteriza como a maior competição universitária do mundo.

Ainda no cenário internacional, a CBDU já sediou os seguintes campeonatos da FISU:

    • 3º Jogos Mundiais Universitários, em Porto Alegre – RS, 1963;
    • 5º Campeonato Mundial Universitário de Judô – RJ, 1978;
    • 1º Campeonato Mundial Universitário de Futsal feminino – SP, 1984;
    • 9º Campeonato Mundial Universitário de Judô – SP, 1986
    • 7º Campeonato Mundial Universitário de Futsal feminino – João Pessoa (PB), 2000;
    • 2º Jogos Universitários Sul-Americanos, em Curitiba – PR, 2006;
    • 3º Jogos Universitários Sul-Americanos, em Curitiba – PR, 2010;
    • 6º Campeonato Mundial Universitário de Rugby Seven – São José dos Campos (SP), 2014;
    • 2º Campeonato Mundial Universitário de Basquete 3×3 – Salvador (BA), 2014;
    • 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal feminino – Goiânia (GO), 2016

FEDERAÇÕES UNIVERSITÁRIAS ESTADUAIS – FUES

Ao longo da última década, a CBDU buscou trabalhar em parceria com as 27 Federações Universitárias Estaduais (FUEs) e, hoje, verifica-se o crescimento, o desenvolvimento e o fortalecimento dos Jogos Universitários Estaduais e de suas respectivas Federações. Por este trabalho, merece reconhecimento e crédito todos os presidentes e diretores que passaram e que continuam na gestão das FUEs.

Durante esses anos, a CBDU, em parceria com as Federações, utilizou algumas ferramentas para avaliar o desenvolvimento do esporte universitário por todo o Brasil. O resultado aponta para um aumento na quantidade de participantes e, principalmente, o estabelecimento de calendários para o esporte universitário no âmbito estadual. A conquista de legislações específicas que aportam recursos estaduais para algumas FUEs, os acessos a Leis de Incentivo Estaduais e as parcerias entre o ente público estadual e o municipal, também demonstram o crescimento e a conquista de credibilidade do desporto universitário em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

No seu desenvolvimento a CBDU conquistou parceiros, como os Correios, – atual patrocinador, o Banco Itaú, que foi patrocinador do esporte universitário por 8 anos, entre outras empresas como a Super Bolla, Spalding e Kempa, fornecedoras de material esportivo. Ministério do Esporte, COB e CPB atuam como apoiadores.

PROPÓSITO ORGANIZACIONAL

Missão, Visão e Valores

Inspirar e desenvolver o potencial de novos líderes através do esporte.
Por ser uma instituição que trabalha a consonância do esporte com a educação, a CBDU acredita que os estudantes atletas de hoje são os futuros profissionais de amanhã e que, se forjados com os valores do esporte, estarão melhor inseridos no mercado de trabalho e em posição de destaque, sendo formadores de opinião. A Confederação também propõe o desenvolvimento social dos jovens atletas que desejam seguir a carreira esportiva e defende a ressocialização pós carreira.

Missão

Ser uma marca de valor para o esporte nacional.

Além de proporcionar o elo entre esporte e educação, a CBDU almeja ser referência no desporto universitário para os mais de 8 milhões de estudantes universitários hoje presentes no Brasil. Esse número é referente a Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Nos eventos da CBDU há a participação de aproximadamente 80 mil atletas e, em decorrência da parceria da Confederação com as IES, cerca de 12 mil bolsas de estudos são ofertadas por ano.

Visão
Ética
Paixão
Transparência
Excelência
Inovação
Credibilidade
Valores
Anterior
Próximo