UNIVERSÍADE 2017: ÍTALO MANZINE CONQUISTA A PRATA NOS 50M LIVRE

Universíade 2017: nadador Ítalo Manzine conquista a prata nos 50m livre

Atleta olímpico foi um dos responsáveis por tirar Cesar Cielo da disputa da Rio 2016

Por Danielle Coimbra

Nadador olímpico participa pela primeira vez de uma Universíade. Foto: Fellipe Chargel/CBDU/Be Nice Films

O nadador olímpico Ítalo Manzine conquistou neste sábado, 26, a 11ª medalha do Brasil na Universíade de Verão 2017. Com tempo de 22.05, o estudante de Administração levou a prata na prova dos 50m livre. Compuseram ainda o pódio o finlandês Ari Pekka Liukkonen, primeiro lugar, com 22.02, e o japonês Katsumi Nakamura, que fez o mesmo tempo do brasileiro e dividiu com ele a segunda colocação.

Um dos responsáveis por tirar Cesar Cielo da Rio 2016 nos 50m livre, Ítalo participou em Taipei de sua primeira Universíade, e já entrou com o pé direito. “Eu sou um grande fã do esporte universitário, desde 2014 quando eu ingressei na faculdade. Nunca tinha vindo a uma competição desse porte. Estou muito feliz, minha primeira Universíade, e já subindo no pódio. Acho que essa é a medalha de maior importância na minha carreira até agora. A primeira de muitas”, comemorou o nadador.

Ele destacou ainda a pequena diferença de tempo entre ele e o primeiro lugar. “Eu esperava beliscar o ouro, mas no final da prova eu cansei um pouco. O preparador físico do finlandês é um brasileiro que, inclusive, foi meu preparador físico na temporada da Rio 2016. Eu sei que é um cara super qualificado, sabia que o Ari estava muito bem, que seria uma disputa muito difícil com ele”, disse, referindo-se ao técnico Pedro Frederico Valadão.

Ítalo Manzine cumprimenta o primeiro colocado, o finlandês Ari Pekka Liukkonen. Foto: Fellipe Chargel/CBDU/Be Nice Films

Resultados da noite

Além dos 50m livre masculino, o Brasil também competiu em mais duas provas neste sábado: 50m livre feminino, com Graciele Herrmann (quarto lugar, tempo de 25.26) e Alessandra Marchioro (sétimo lugar, tempo de 25.38), e revezamento 4×100 medley, com Henrique Martins, Leonardo de Deus, Raphael Rodrigues e Gabriel da Silva Santos. O quarteto ficou em quinto lugar, com o tempo de 3:36.71.

Neste domingo, pelo horário de Taipei, serão realizadas as últimas provas da natação na Universíade de Verão 2017, com a maratona aquática. O Brasil será representado pelos nadadores Allan do Carmo, Victor Colonese, Viviane Jungblut e Betina Lorscheitte, a partir das 19h de sábado, horário de Brasília.

Summer Universiade 2017

A Universíade de Verão 2017 acontece em Taipei, capital de Taiwan, entre 19 e 30 de agosto, e contempla 21 modalidades: atletismo, basquetebol, saltos ornamentais, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, tênis, voleibol, polo aquático, tiro com arco, badminton, beisebol, golfe, patinação, halterofilismo e wushu.

As competições são realizadas em mais de 70 praças esportivas e reúnem cerca de 10 mil alunos-atletas de mais de 170 países.
O Brasil está presente em 14 modalidades esportivas, representado por uma delegação de 300 pessoas, dentre atletas, comissão técnica e oficiais. Dezenove olímpicos compõem a forte delegação, nas modalidades atletismo, esgrima, natação, saltos ornamentais e taekwondo.

Além das cinco, a equipe UBRASIL ainda participa nas modalidades badminton, ginástica rítmica, wushu, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, futebol e levantamento de peso.

Mais informações sobre a delegação brasileira: www.cbdu.org.br

Portal oficial do evento: https://www.2017.taipei/

NOTÍCIAS RELACIONADAS