250 voluntários participam do JUBs Brasília 2021

Por João Paulo Fernandes

“Não dá para realizar os JUBs sem os voluntários”. Quem diz isso é Vanessa Messina, coordenadora do grupo que vai colaborar com os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em Brasília. Ao todo, 250 pessoas se disponibilizaram a trabalhar nos JUBs em troca da experiência de estar num grande evento esportivo.

Há voluntários de todo o Brasil. Entre os inscritos, 100 colaboradores viajaram para Brasília para trabalhar voluntariamente nos jogos. Eles ficarão hospedados na Associação Atlética Banco do Brasil de maneira gratuita. “A gente precisa muito do apoio deles aqui, e em contrapartida oferecemos experiência e formação diferenciada. Temos a Academia de Voluntários, que é uma iniciativa exclusiva: ninguém no Brasil faz isso”, revela a coordenadora.

Registro da equipe de voluntários do JUBs Bahia 2019. Foto: Saulo Cruz/Light Press/CBDU

A Academia de Líderes Voluntários acontece neste domingo (10), às 10h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB. “A gente dá as boas-vindas, apresenta como atuar dentro de um evento esportivo, introduz os JUBs e os levamos para ter um dia de atleta. Nós os capacitamos para serem melhores voluntários, para atuarem em qualquer área e crescerem como pessoas”, afirma Vanessa.

Foi o que aconteceu com Bruno Rabelo. Estudante de Fisioterapia, o jovem de 22 anos participa de seu segundo JUBs – o primeiro foi em sua cidade natal, Salvador (BA). “O dono da clínica que eu estagiava me apresentou os JUBs e eu me inscrevi como voluntário. A minha experiência foi a melhor possível. Fazia 30 km de traslado entre a central da CBDU e as quadras, mas não deixava de participar em nenhum dia”, lembra.

A dedicação do soteropolitano foi recompensada. Neste ano, em Brasília, Bruno está na equipe de trabalho do evento, na coordenação de voluntários. “Eu estava triste por não poder participar como voluntário este ano, já que Brasília é longe da minha cidade e eu teria de arcar com os custos. Mas a Vanessa me ligou e me convidou para vir. Eu não esperava ser chamado pra trabalhar, até porque eu nem sabia que existia essa possibilidade”, celebra.

Douglas chega a Brasília cheio de expectativas

Os JUBs 2021 marcam a terceira participação de Douglas Alves como voluntário. A primeira experiência foi durante os JUBs Praia, em Aracaju (SE), onde Douglas nasceu e cresceu. “Gostei muito da experiência, dos contatos, dos retornos dos profissionais, os comentários fazem com que nós cresçamos. Eu me senti mais vivo”, confidencia.

Depois, Douglas atuou como voluntário de Marketing e Comunicação durante as seletivas de e-sports, quando passou um mês trabalhando de forma remota. Ele acompanhava os eventos e redigia textos jornalísticos. “Gosto muito dos esportes, mas principalmente dos esportes eletrônicos. Eu quis vir para Brasília para buscar mais experiência na cobertura de e-sports, para formar um portfólio para a minha carreira”, conta Douglas.

É a primeira vez que o jovem de 21 anos sai do Nordeste. Ele está ansioso não só pelo trabalho, mas também pelo momento inédito em sua vida. “Conhecer outra cultura, o clima é diferente, as pessoas são diferentes… Enfim, eu espero que seja algo marcante para mim”, finaliza.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil e Monster Energy. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS