Confederação Brasileira do Desporto Universitário

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish

A CBDU

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é a entidade máxima responsável pela administração do desporto universitário no Brasil. Entre seus encargos estão a gestão e a organização das competições e eventos esportivos oficiais entre universitários de todo o país.

Fundada em 09 de agosto de 1939 por acadêmicos, representantes de Federações Universitárias Estaduais e agremiações reunidos no Rio de Janeiro, a CBDU foi oficializada dois anos depois pelo Decreto nº 3.617, de 15 de novembro de 1941, assinado pelo Presidente da República, Getúlio Vargas. O decreto-lei nº 3.617 organizou as atividades desportivas do Brasil, incluindo a oficialização do desporto acadêmico e o reconhecimento da CBDU como gestora.

Durante os 80 anos da CBDU, grandes nomes do esporte deixaram sua marca, como: Bernardinho, Daniele Hypolito, Daiane dos Santos, Fernando Scherer, Joanna Maranhão, Tiago Camilo, Maurren Maggi, Arthur Nori, Arthur Zanetti e tantos outros.

COMPETIÇÕES E EVENTOS

Até 2018, três eventos faziam parte do calendário da CBDU: a Liga Do Desporto Universitário – LDU e a Copa Brasil Universitária De Futebol Feminino – CBUFF. A LDU aconteceu de 2006 a 2017, e funcionava anualmente com 15 competições distribuídas entre março e dezembro. Sediados em várias cidades brasileiras, os eventos da LDU abrangeram várias modalidades esportivas e movimentaram mais de 4 mil atletas de todo o país.

Já a CBUFF foi lançada em 2014, em parceria com o Ministério do Esporte. A segunda edição do campeonato, em 2015, foi considerada o maior campeonato de futebol feminino do Brasil. Também em 2015 aconteceu o Beach Games Internacional, com o apoio e chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) e da FISU America.

Jogos Universitários Brasileiros – JUBs

Desde 2018, todas as competições do calendário recebem o nome de JUBs, que juntas formam a temporada do anual. Assim, em um único ano há diversos JUBs. No JUBs Conferências, o primeiro colocado de cada Fase Estadual disputa o título regional. Aqui, participam as modalidades de quadra: basquete, futsal, voleibol e handebol. Ao todo são 4 Conferências Regionais: Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.

No JUBs Modalidades, 22 modalidades esportivas são divididas em 5 eventos ao longo do ano: JUBs Futebol, JUBs Rugby 7, JUBs Praia, JUBs Lutas e JUBs Futebol 7 Society, Basquete 3×3, Raquetes e Xadrez.

E por fim, o JUBs Fase Final, maior evento realizado pela CBDU que, só em 2019, na 67ᵃ edição, reuniu mais de sete mil participantes de todo o país. Ao longo dos anos, o JUBs cresceu e se estruturou no que hoje é conhecido como a maior competição universitária da América Latina.

CENÁRIO INTERNACIONAL

 

Mundo a fora, a nível continental, CBDU participa do FISU AMERICA Games, competição pan-americana e sul-americana, realizada pela FISU AMERICA que acontece sempre em anos pares e ímpares, respectivamente.

Participa também do FISU University World Cups (FISU UWC), realizado pela FISU, em diversas cidades sedes pelo mundo, em 3 modalidades: basquete 3 x 3, rugby 7 e futebol; do FISU World University Championships (FISU WUC), realizados pela FISU sempre em anos pares, nas modalidades: cross country, handebol, vôlei de praia, triathlon, vela, pentlathon moderno, orientação, futsal, esporte de mente, rugby 7, karatê e badminton e, por fim, do FISU World University Games (FISU WUG), que acontece anualmente e se caracteriza como a maior competição universitária do mundo.

Ainda no cenário internacional, a CBDU já sediou os seguintes campeonatos da FISU:

– 2º Jogos Universitários Sul-Americanos;

– 1º Mundial Universitário de Futsal feminino;

– 3º Jogos Universitários Sul-Americanos;

– 6º Campeonato Mundial Universitário de Rugby Seven;

– 12º Campeonato Mundial Universitário de Triathlon;

– 2º Campeonato Mundial Universitário de Basquete 3×3;

– 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal;

– 1º Mundial Universitário de Basquete 3×3.


FEDERAÇÕES UNIVERSITÁRIAS ESTADUAIS - FUES

 

Ao longo da última década, a CBDU buscou trabalhar em parceria com as 27 Federações Universitárias Estaduais (FUEs) e hoje verifica-se o crescimento, o desenvolvimento e o fortalecimento dos Jogos Universitários Estaduais e de suas respectivas Federações. Por este trabalho, merece reconhecimento e crédito todos os presidentes e diretores que passaram e que continuam na gestão das FUEs.

Durante esses anos, a CBDU em parceria com as Federações, utilizou algumas ferramentas para avaliar o desenvolvimento do esporte universitário por todo o Brasil. O resultado aponta para um aumento na quantidade de participantes e, principalmente, o estabelecimento de calendários para o esporte universitário no âmbito estadual. A conquista de legislações específicas que aportam recursos estaduais para algumas FUEs, os acessos a Leis de Incentivo Estaduais e as parcerias entre o ente público estadual e o municipal, também demonstram o crescimento e a conquista de credibilidade do desporto universitário em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

No seu desenvolvimento a CBDU conquistou parceiros, como os Correios, – atual patrocinador, o Banco Itaú, que foi patrocinador do esporte universitário por 8 anos, entre outras empresas como a Super Bolla, Spalding e Kempa, fornecedoras de material esportivo. Ministério do Esporte, COB e CPB atuam como apoiadores.

PROPÓSITO ORGANIZACIONAL

Missão, Visão e Valores