8 de março – Dia Internacional da Mulher

Comemorado anualmente em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, é uma data política, que rememora as conquistas femininas ao longo dos anos, e lembra também que ainda há muitas outras a serem alcançadas. Voto, trabalho, independência, direito de ir e vir, igualdade política e financeira, reconhecimento, respeito, oportunidade e liberdade, são apenas algumas das reivindicações da luta das mulheres.

Como importante fenômeno social, o esporte sempre foi espaço de reprodução das representações polarizadas de gênero e, por muito tempo, foi exclusivamente masculino. Dia após dia, mulheres de todo o mundo foram abrindo brechas, conquistando seus lugares nesse ambiente, e possibilitando que muitas outras também o fizessem. Charlotte Cooper, Maria Esther Bueno, Nadia Comaneci, Aída dos Santos, Maria Lenk, Hortência, Serena Williams, Daiane dos Santos, Maurren Maggi, Ronda Rousey, Natalie Coughlin, Simone Biles, Marta, Amanda Nunes e Formiga são apenas algumas das mulheres que se estabeleceram enquanto atletas de alto rendimento, e contribuíram para a mudança das questões de gênero no esporte.

Os direitos e espaços femininos de hoje – dentro e fora do esporte – são frutos de anos e anos de lutas, de incontáveis mulheres. Não só hoje, mas todos os dias, devemos reconhecer e apoiar o valor das histórias que toda mulher tem para contar. Reconhecer suas pautas; apoiar suas reivindicações. Buscar uma sociedade justa, na qual a igualdade de gênero seja uma premissa básica. Feliz Dia Internacional da Mulher!

8 de março

A história mais conhecida no Brasil sobre origem do dia 8 de março conta que no dia 25 de março de 1911, um incêndio tomou conta da Triangle Shirtwaist Company, em Nova Iorque e matou 146 pessoas que trabalhavam lá. 125 eram mulheres. O fato trouxe à tona as más condições enfrentadas pelas mulheres durante a Revolução Industrial e estimulou uma série de campanhas e protestos – dentro e fora das fábricas – que exigiam melhores condições de trabalho. O movimento se espalhou e tomou espaço por todo o mundo.

A data só foi oficializada como Dia Internacional da Mulher em 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia para lembrar das conquistas sociais e políticas das mulheres.

Confira nossas séries especiais em homenagem ao Dia Internacional da Mulher:

Brasileiras Que Fizeram História – novos capítulos as quartas-feiras;

Mulheres no Esporte – novos capítulos as sextas-feiras.

NOTÍCIAS RELACIONADAS