A mistura do Brasil com o Japão: o karatê movimenta o JUBs 2022

Por Nat Coutinho – Voluntária de Imprensa JUBs Brasília 2022

O silêncio paira no ar dentro do dojô de karatê durante as apresentações de kata. Entretanto, aplausos e exclamações cortam a atmosfera quando movimentos certeiros aparecem e, obviamente, com a divulgação da pontuação. Por outro lado, no kumitê, os gritos são constantes dentro e fora do tatame.

Foto: Paulo Cavera/Light Press/CBDU

Apesar de não parecer de fora, o karatê tem movimentado as torcidas do JUBs Brasília 2022. Atletas dos mais diferentes estados estão se reunindo nas arquibancadas para garantir suas torcidas para os caratecas. 

Para quem não conhece o esporte, tudo pode parecer um pouco confuso no início, mas os conhecedores universitários se disponibilizam para explicar as regras da luta e transformar o desconhecido em admiração.

O karatê conta com duas modalidades: kata, onde não há toque físico e os árbitros analisam uma sequência de movimentos, e kumitê, em que coloca dois atletas em combate com o objetivo de somar pontos.

O primeiro dia contou com as apresentações de kata e com as categorias +68kg e -68kg feminino e +84 masculino. Os próximos dias prometem ainda mais movimento.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS