Atletas têm direito a refeições completas no JUBs

CBDU planeja servir 68,5 mil refeições até o fim dos jogos, entre almoço e jantar, com direito a bebida e sobremesa

Por João Paulo Biage

Entre uma competição e outra, o restaurante dos Jogos Universitários Brasileiros lota para alimentar os atletas e colaboradores famintos. Almoço e jantar são servidos à vontade para que todos tenham energia para jogar ou trabalhar. As opções variam, mas a nutricionista Lis Marinho, responsável técnica pela alimentação durante o evento, garante que dois alimentos nunca podem faltar. “Arroz e feijão, né?! O pessoal gosta muito da massa, do frango, da salada, mas arroz e feijão são os preferidos deles”.

Ana Flávia Barbosa / CBDU

Apesar da preferência da maioria, as refeições são balanceadas e servidas para saciar e dar energia. Todos os dias, o restaurante oferece duas opções de proteína, duas de carboidrato, salada, guarnição, sobremesa e bebida (suco ou refrigerante). “Nós fizemos um cardápio básico que atende as necessidades de todas as pessoas. A alimentação atende ao jornalista, ao dirigente, ao árbitro e principalmente ao atleta, que é nosso foco, porque é a grande maioria e estrela do evento”, conta Lis

O trabalho da equipe de cozinha começou no dia 5 de outubro, para atender a montagem do evento, mas o movimento é maior nos dias de competição. Das 68,5 mil refeições servidas durante os JUBs, 51,5 mil serão consumidas entre 10 e 16 de outubro, enquanto os jogos estiverem ocorrendo.

Trabalho vai além da alimentação

Todos os dias, a equipe de nutrição emite nota no boletim da CBDU aos atletas com recomendações de como se alimentar rotineiramente. “Não fazemos orientação individual, mas orientamos sobre a necessidade de beber mais água por causa do clima seco de Brasília, abusar das frutas ricas em água e não comer em ambulantes ou lugares duvidosos”, ressalta Joelma Marinho, nutricionista da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, que se colocou à disposição para tirar dúvidas. “Qualquer pergunta, podem nos chamar aqui. Nosso escritório é na cozinha”, diz, aos risos

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil e Monster Energy. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

Acompanhe nossas redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook, Tik Tok, Twitch e YouTube para não perder nenhum detalhe da programação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS