Beisebol e softbol retornam para a 32º edição dos Jogos Olímpicos

Disputados pela última vez em Pequim 2008, o beisebol e seu esporte irmão softbol, foram reinseridos no programa Olímpico e farão parte dos Jogos de Tóquio 2020. Além deles, karatê, escalada, surf e skate também foram inseridos (inclusive, se você ainda não leu a matéria sobre a participação do skate, é só clicar aqui). Da estreia do beisebol como modalidade olímpica na edição de verão de 1992, em Barcelona, até sua última aparição em Pequim, a equipe de Cuba sagrou-se como a maior campeã, com três medalhas de ouro em cinco competições disputadas.

Em Tóquio 2020, o beisebol será disputado apenas na categoria masculina, enquanto que no softbol somente mulheres competirão. Ao todo, 6 equipes nacionais irão disputar o lugar mais alto do pódio de cada modalidade.Segundo o comitê organizador da competição, os jogos de abertura serão realizados no Estádio de Beisebol de Fukushima Azuma, enquanto os demais serão realizados no Estádio de Yokohama.

Beisebol x softbol

Ambos os esportes são disputados por duas equipes de nove jogadores titulares cada, que se alternam em posições de ataque e de defesa. A variação de um time entre o ataque e a defesa é chamada entrada; os jogos profissionais de beisebol são compostos por nove entradas, e os de softbol por sete. Por conta disso, o tempo de partida também é diferente – menos entradas, menos tempo para o softbol. Além disso, o beisebol utiliza bolas menores e tacos de madeira, enquanto que o softbol usa bolas maiores e tacos de alumínio. O campo também sofre uma variação, o de beisebol é maior do que o de softbol. E a maior diferença entre os dois esportes: o arremesso da bola. No beisebol ele acontece por cima, saindo acima da cabeça; no softbol acontece por baixo, saindo da altura do quadril.

O objetivo do jogo é rebater uma bola (lançada por um dos jogadores) e percorrer as quatro bases que compõem o campo; vence a partida a equipe que tiver maior número de corridas. Dessa forma, as partidas não têm uma duração média predefinida, e podem variar de uma hora e meia (quando um time é muito melhor do que o outro), até verdadeiras maratonas, de seis horas (quando há equilíbrio entre as equipes). Entenda as regras:

Créditos: César Trindade

Para Tóquio 2020, a forma de classificação das equipes foi determinada pela Confederação Internacional de Beisebol e Softbol (WBSC do inglês World Baseball Softball Confederation). Das 6 vagas para a competição, apenas 5 foram abertas para uma seletiva mundial, uma vez que o país sede, o Japão, é automaticamente classificado. No softbol todas as vagas já foram preenchidas, a partir de seletivas que aconteceram ainda em 2018 e 2019: Estados Unidos, Itália, México, Canadá e Austrália participarão da disputa junto com a nação anfitriã.

Já no beisebol, a disputa das vagas remanescentes depende de 4 eventos classificatórios, dos quais 2 ainda não aconteceram. O WBSC Premier 12 é o torneio internacional de beisebol organizado pela confederação da modalidade, e apresenta as 12 equipes nacionais de beisebol mais bem classificadas do mundo; a edição de 2019 permitiu a classificação da Coreia do Sul e do México para os Jogos Olímpicos em Tóquio. O outro evento já realizado também aconteceu em 2019, o Pré-Olímpico África/Europa de Beisebol. Nele, a equipe de Israel foi a campeã, garantindo vaga para a Olimpíada. As últimas 2 vagas da modalidade para os Jogos dependem de dois eventos adiados por conta da pandemia – o Pré-Olímpico das Américas e o Pré-Olímpico Internacional.

Infelizmente o Brasil não tem mais chances em nenhuma das modalidades. Ainda assim, vale ficar de olho e acompanhar as feras do esporte mundial em ação! Qual será a próxima modalidade que nós detalharemos?

NOTÍCIAS RELACIONADAS