Brasil assina memorando junto à FISU e a Federação Russa

De olho nos Jogos Universitários Mundiais de Lucerna 2021, o presidente da CBDU, Luciano Cabral, está em Lucerna, na Suiça, junto com outros chefes de delegações, para visita às instalações da competição. Representando o Brasil, Luciano aproveitou o encontro para assinar junto à FISU e a Federação Russa um Memorando de Entendimento (MoU – Memorandum of Understanding). Saiba mais:

Da esquerda para a direita: Luciano Cabral (presidente da CBDU e primeiro vice-presidente interino da FISU), Leonz Eder (presidente interino da FISU) e Eric Saintrond (CEO-secretário geral da FISU). Foto: FISU/reprodução

O principal objetivo do MoU é promover o programa FISU Healthy Campus para cada Federação Nacional de Esportes Universitários (NUSFs – National University Sports Federations). A FISU se compromete a promover e comunicar as atividades das NUSF relacionadas ao programa, desenvolver sessões de treinamento para os funcionários das NUSF, oferecer um desconto de 50% na taxa de cada universidade inscrita no segundo ano de cada ciclo do programa Healthy Campus, e conceder a elas um apoio financeiro para promover e comunicar suas atividades dentro do programa. Do lado das Federações, o objetivo é promover o programa, evoluindo as instituições de ensino superior e as partes interessadas educacionais e desportivas relevantes a nível nacional.

A FISU e suas associações-membro se reunirão pelo menos uma vez por ano, virtualmente ou durante um evento da FISU, para definir o plano de atividades, os objetivos a serem alcançados e para avaliar uma autoavaliação. Além do Brasil e da Federação Russa, as associações membros da Estônia, Suíça e Itália também já firmaram o MoU com a FISU, e o primeiro contato está sendo feito com os outros 29 países que já possuem universidades cadastradas no programa FISU Healthy Campus.

O programa FISU Healthy Campus, que segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 estabelecidos pelas Nações Unidas, foi lançado em 2020 e já conta com 75 universidades registradas de 29 países diferentes. Os principais objetivos são: melhorar a saúde e o bem-estar dos alunos e comunidades universitárias, compartilhar as melhores práticas entre todas as universidades e certificar as universidades no âmbito do bem-estar com um selo internacional.

NOTÍCIAS RELACIONADAS