Brasil é prata no team relay do Mundial Universitário de Triathlon

Impossível não se arrepiar com a chegada da prova de revezamento do Mundial Universitário de Triathlon, que aconteceu neste sábado, 10, na Praia de Pajuçara, em Maceió. Depois de uma prova intensa e muito disputada, a equipe brasileira composta pelos atletas Antônio Bravo, Luma Guillen, João Teixeira e Giovana Lacerda terminou a competição em segundo lugar, com o tempo de 1h18m54s – garantindo a medalha de prata.

Foto: @targetprodutora/CBDU

Ganhava a equipe que os quatro atletas primeiro completassem as distâncias: 250m de natação, 5km de bicicleta e 1800m de corrida, um após o outro. O time brasileiro largou primeiro com o atleta Antônio Bravo, campeão na categoria individual masculino na sexta-feira, 9. Giovana Lacerda foi a última a competir pelo Brasil, e saiu para o percurso do ciclismo em 6º lugar. A atleta recuperou algumas posições no trajeto e partiu para a corrida em 4º.

O que nem todo mundo esperava era que Giovana fosse ainda melhor na corrida, buscando incansavelmente a primeira colocação. Nos poucos metros do percurso ela ultrapassou a suíça Leana Bissig e defendeu a 2ª colocação até a linha de chegada. Embalada pela torcida brasileira presente Giovanna garantiu a medalha de prata ao Brasil. Alemanha ficou com o ouro e Suíça com o bronze.

– Eu só fiz o trabalho que eu tinha que fazer, fiz força até eu consegui, entreguei tudo nessa prova, ainda mais com a torcida brasileira, todo mundo mandando energia, gritando, torcendo, não podia fazer feio né. Eu ainda tentei buscar a primeira, se tivesse um pouquinho mais dava. A sensação é de arrepiar, é um dia histórico, vai ficar marcado para sempre – destaca Giovanna.

Virgílio de Castilho, Diretor Geral da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) celebra a realização do Mundial Universitário e também do Campeonato Brasileiro de Sprint, que acontece no domingo, 11 de setembro: “é uma satisfação, uma honra enorme, ainda mais em um lugar tão bonito como Maceió”. Ele também relembra a jornada até o momento. “Em 2014 a gente teve o Mundial Universitário em Brasília, e hoje, 8 anos depois, pudemos trazê-lo novamente ao Brasil, e isso para o esporte é muito importante, além de enaltecer cada vez mais o trabalho que estamos desenvolvendo”, finaliza.

A organização da competição é da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), com apoio da Prefeitura de Maceió e da CBTri.

NOTÍCIAS RELACIONADAS