Brasil recebe pela primeira vez a Reunião do Comitê Executivo da FISU

Aconteceu nos dias 24 e 25 de junho em Brasília, a primeira Reunião do Comitê Executivo da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) de 2022. Essa é a primeira vez que o Brasil recebe a agenda, organizada pelo menos duas vezes por ano pela FISU. É nessa reunião que os membros do Comitê Executivo discutem as diretrizes que impactam diretamente a prática desportiva universitária a nível internacional e também tomam as decisões acerca do funcionamento da FISU. Na ocasião, a entidade também concedeu uma homenagem à CBDU pela realização do evento.

Membros de mais de 10 países se reuniram em Brasília para a agenda. Foto: Bruna Araújo/CBDU

– Nós ficamos muito felizes de sermos recebidos em Brasília pela CBDU e seu incrível time. Foi uma ótima chance de poder reencontrar os membros do Comitê após 2 anos sem reuniões presencias, e ainda em um ótimo resort, em um lugar lindo. Foi uma reunião muito produtiva e com uma ótima atmosfera, pudemos perceber que todos estavam com saudade de se reencontrar. Nós estamos muito gratos pela realização dessa reunião – colocou Leonz Eder, presidente interino da FISU.

– É muito importante para a CBDU, em seus 83 anos de história, realizar pela primeira vez uma Reunião do Comitê Executivo da FISU. Isso acontece em um momento oportuno, depois de praticamente 3 anos sem termos esse encontro presencial, e mostra a força do esporte universitário brasileiro, além de também compartilhar com todo o mundo o que nós fazemos no Brasil. Além da reunião nós também estamos dando a eles a oportunidade de conhecer Brasília, uma das praças nacionais que nós oferecemos para eventos, e também a sede da CBDU. Com esse tipo de iniciativa, o Brasil se consolida como uma das cinco federações nacionais universitárias melhor posicionada internacionalmente – destaca Luciano Cabral, presidente da CBDU.

Seguindo a agenda da reunião, os membros do Comitê Executivo debateram sobre as próximas edições das Universíades de verão e inverno – Chengdu 2021, Lake Placid 2023, Ekaterinburg 2023, Torino 2025 e Rhine Ruhr 2025, sobre o programa Healthy Campus e a realização do próximo FISU World Fórum. Na ocasião, a CBDU também apresentou um projeto do International Beach Games, uma proposta de um evento internacional de jogos de praia.

– A CBDU ajudou muito a FISU com o Mundial de Vôlei de Praia, e nós somos muito gratos por isso. Nós também tivemos a apresentação do Beach Games, uma ótima iniciativa do Luciano Cabral e de todo time da CBDU, e que agora vamos desenvolver e analisar em conjunto. Estou confiante que teremos mais eventos por vir ao Brasil, além dos que já estão agendados, como o Mundial de Vôlei de Praia e de Triathlon. Meu desejo pessoal é que em um futuro próximo possamos realizar no Brasil os Jogos Mundiais Universitários (Universíade) de verão – finaliza Leonz Eder.

NOTÍCIAS RELACIONADAS