Brasil sobe ao pódio no Panamericano Universitário de Xadrez

Terminou domingo (6) o FISU AMERICA Chess 2021; o pan-americano universitário de xadrez. A competição teve início no dia 26 de maio, e durante os 12 dias de realização reuniu participantes de 13 países das Américas: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Trinidade e Tobago e Uruguai. O Brasil foi representado por 30 atletas, divididos nas categorias feminino, masculino e por equipes, e que se destacaram entre os top 10 da disputa.

No feminino, 112 participantes disputaram o título de campeã panamericana universitária. E após todos os rounds da competição, teve brasileira no lugar mais alto pódio! Julia Alboredo, do Mackenzie – FUPE/SP, foi a campeã do torneio, seguida das colombianas Elizabeth Toro, e Laura Domínguez Barrios. Outra representante do Brasil, Kathiê Goulart Librelato, da UNESC – FCDU/SC, também terminou no top 10 da categoria, em 7º lugar. A dupla do Brasil tem história no desporto universitário e sempre marca presença nos eventos: “Eu acho muito bacana ter uma conterrânea, em geral uma ajuda e incentiva a outra. Já temos uma história de longa data e é sempre legal poder enfrenta-la ou jogar lado a lado, aprendemos muito no processo”, destaca Kathiê.

A atleta de Santa Catarina também comenta sobre a participação na competição: “A saudade do xadrez físico segue, não participo de competições presenciais desde o início do ano passado, mas dá pra matar um pouco jogando online! Embora não tenha ficado muito feliz com meu resultado particular, foi muito bacana poder voltar a representar o Brasil de forma internacional e universitária, e fico grata pela experiência tanto individual como em equipes”.

Já na disputa por equipes foram 28 times em busca do pódio, e novamente o Brasil marcou presença. Três equipes verde e amarela participaram da competição, e duas terminaram a classificação geral no top 10: a equipe 1, formada por Adriano Nunes Cavalcante, da UFC – FUCE/CE, Julia Alboredo, do Mackenzie – FUPE/SP, Guilherme de Borba, da UNIFESP – FUPE/SP e Kathiê Goulart Librelato, da UNESC – FCDU/SC, terminou em 7º lugar, e a equipe 3, formada por Ellen Larissa Bail, da UFPR – FPDU/PR, Isabelle Tamarozi, da USP – FUPE/SP, Nathan Felipe Filgueiras, da UNIVALI – FCDU/SC e José Ricardo Gonçalves de Santana, da UFPE – FAPE/PE, terminou em 6º lugar. Já no masculino, foram 131 participantes, e o melhor colocado do Brasil foi o atleta Nathan Felipe Filgueiras, da UNIVALI – FCDU/SC, em 12º lugar.

A CBDU parabeniza a participação de todos os atletas brasileiros e também as conquistas na competição!

NOTÍCIAS RELACIONADAS