Brasil vence a Ucrânia e garante vaga nas quartas de final

Terça-feira gloriosa para o futsal universitário brasileiro! As seleções masculina e feminina entraram em campo contra a Ucrânia ainda pela fase de grupos do Campeonato Mundial Universitário de Futsal 2022 e saíram com a vitória! O duelo feminino foi realizado no Pavilhão Multiusos, em Guimarães, e o masculino no Complexo Desportivo de Gualtar, em Braga. Com a vitória nesta terça-feira, 19, e também no jogo de estreia, na segunda-feira, 18, a seleção masculina já garante sua vaga nas quartas de final da competição.

Bia e Bella comemoram um dos gols da partida. Foto: Bárbara Fernandes/CBDU.

Feminino

A seleção brasileira feminina fez sua estreia na competição nesta terça-feira, 19, contra a Ucrânia, em um jogo pegado e com a atmosfera tensa. As adversárias chegaram ao confronto com uma vitória contra a Alemanha na bagagem e muita confiança. Mas, as atletas do Brasil não se intimidaram e mostraram porque são as favoritas ao título, com predominância na posse da bola e também nas finalizações. A capitã do time, Bella, foi a artilheira da partida com 3 gols, e Bia também marcou um. Placar final: Brasil 4, Ucrânia 0.

– A sensação é única, cada uma aqui está vivendo um sonho por poder estar aqui, aprendendo muito com a comissão técnica, e essa vitória foi o primeiro passo, o primeiro leão que a gente conseguiu vencer. Quero parabenizar o time, pela entrega e pela dedicação e vamos buscar mais – comemora Bella.

Wilson Sabóia, técnico da Seleção Feminina, destaca que o bom desempenho na partida se deu muito em decorrência da concentração das atletas antes e durante o jogo: “A gente entrou no jogo com a concentração muito alta, as meninas realmente estavam muito focadas, e isso facilitou as ações técnicas e as escolhas táticas”. Além disso, ele menciona que entender o sistema defensivo do time adversário ajudou no resultado. “Assim pudemos utilizar os nossos dois sistemas ofensivos, tanto o quatro em V como o 2 x 1 x 1, nos dois períodos do jogo”, finaliza Sabóia.

Masculino

A segunda partida masculina pelo Grupo B da competição também foi cheia de emoção! Vinicius, Dudu Murilo, Dickson e Schutt começaram em quadra, mas o primeiro gol foi de autoria do Giovanny, aos 6min20. Perin marcou 2 a 0 aos 9min06, e os Ucranianos responderam na sequência, aos 10min23. Primeiro tempo finalizado em 3 a 1 para o Brasil. Após o intervalo os adversários até que tentaram buscar o placar e balançaram a rede mais duas vezes, mas a seleção canarinha não perdeu o ritmo, e terminou o jogo com a vitória e o placar em 6 a 3. Com os resultados acumulados, a Seleção Masculina já garante a vaga nas quartas de final da competição, que acontece na sexta-feira, 22.

Nesta quarta-feira, 20, o Brasil entra em quadra para a última rodada da fase de grupos. O duelo feminino é contra a Alemanha, e será realizado no Pavilhão Multiusos, em Guimarães, às 08h00 (horário de Brasília). Já a seleção masculina entra em campo às 09h00 (horário de Brasília), no Complexo Desportivo de Gualtar, contra a Eslováquia. Os jogos tem transmissão ao vivo pela FISU TV (www.fisu.tv). Acompanhe as mídias sociais da CBDU – Instagram, Twitter, Facebook e TikTok – para não perder nenhum detalhe da competição.

NOTÍCIAS RELACIONADAS