Brasileiro Diego França vence projeto estudantil no FISU Fórum

Convidado pela CBDU a representar o Brasil no FISU Fórum, Diego França, estudante na Universidade Estadual de Maringá (UEM), não só acompanhou todas as atividades da programação, como também venceu a competição estudantil proposta pela Federação Internacional.

Registro do FISU Forum 2020. Foto: repodução/FISU

Um pouco antes do início oficial do evento, que aconteceu no dia 12 de agosto, Diego participou de uma reunião sobre o projeto estudantil, proposto pela FISU – Federação Internacional de Esportes Universitários. O encontro reuniu organizadores do FISU Fórum e também cerca de 50 estudantes de todo o mundo, que juntos com o brasileiro, foram divididos em grupo para a atividade. Cada grupo teria que desenvolver um projeto a partir do tema “Promoção de impactos positivos do esporte universitário na saúde e no bem-estar dos alunos como líderes de amanhã”. No último dia do Fórum os projetos seriam apresentados e avaliados por uma equipe de jurados.

Eu fiquei no grupo 2, que tinha, além de mim, mais 11 pessoas de países que eu nunca imaginei conhecer alguém, como Zâmbia, Líbia e Hungria. Depois de todos se apresentarem, era a hora de testar o inglês. Um “hello everyone!” entusiasmado, seguido de outras informações, foram suficientes. Mas, com o decorrer da reunião, um receio começou a surgir: eu não estava conseguindo entender tudo o que as pessoas diziam. Mas não era hora de desanimar. Aumentei o volume do fone, respirei fundo e tentei me concentrar o máximo que pude nas pessoas. Funcionou! Terminamos a reunião com um grupo no WhatsApp e uma ideia de projeto para amadurecer – explica Diego.

O grupo teve uma semana para entregar o projeto e segundo o estudante da UEM, não faltou trabalho duro, dedicação e respeito. Sobre a ideia de seu grupo, Diego conta que o foco era o burnout na universidade e no esporte universitário. “As reuniões diárias nos ajudaram a criar/direcionar as ideias. As facilidades da internet fizeram com que a gente trabalhasse com mais velocidade e precisão”, afirma o brasileiro. No dia da avaliação, após uma apresentação impecável, a surpresa: o grupo de Diego foi coroado um dos campeões!

Lá eu conheci pessoas extraordinárias, fiz novas amizades, melhorei muito o meu inglês, aprendi sobre diferenças culturais e de fuso horário, compartilhei experiências e pude contribuir para o desenvolvimento de um projeto que pode ter um impacto positivo na vida de muitos universitários. Foi uma experiência inesquecível e, com certeza, uma das melhores que eu já tive – afirma Diego.


Diego França também venceu o JUBs eSports 2020 na modalidade acadêmico. Foto: arquivo pessoal.

Sobre o FISU Fórum, Diego relata que pôde ouvir pessoas importantes do cenário do esporte universitário e mundial, como o presidente da FISU, a Sênior do Comitê Executivo da FISU, o presidente do Comitê Olímpico Internacional e outros. “Tentei participar de todas as atividades do evento, passando por diversos temas, como o desenvolvimento da marca da FISU, digitalização e saúde nos campi universitários”, recorda o brasileiro.

O FISU Fórum é uma iniciativa da Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU) e aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de agosto. De acordo com a FISU, o objetivo do encontro é promover um lugar de troca de ideias e informações entre participantes e palestrantes sobre o esporte universitário mundial. Realizado de maneira online, o Fórum manteve a base de sua operação em Budapeste, Hungria, cidade anfitriã original do evento. Segundo a organização do evento, foram 1.500 participantes; incluindo 600 estudantes universitários e 105 países representados durante os 3 dias de atividades.

NOTÍCIAS RELACIONADAS