Cacá do Pálio: da quase vitória em 2020, para o ouro em 2021 no JUBs eSports

Desde 2020, durante a primeira edição do JUBs eSports, o nick Cacá do Pálio ganha destaque no cenário universitário nacional de esportes eletrônicos. Porém, o player, que é natural de Natal – Rio Grande do Norte, joga desde muito antes da competição e fez bonito na edição de 2021. José Cassiano de Goés Neto, o estudante por trás do nick, integra a equipe de League of Legends (LoL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Carcarás, como atirador (ADC).

Cacá conta que começou nos esportes eletrônicos como um apreciador, porque sempre gostou de assistir. “Eu lembro que aqui em Natal já tinha começado os campeonatos, e eu ia quase sempre para assistir meus amigos jogarem, porque eu não tinha nível”, afirma ele. Em 2017 ele montou seu primeiro time, para disputar um campeonato presencial e relembra que alcançou o top 8. “Foi bem divertido para falar a verdade, eu inclusive jogava Ad Carry (atirador) já na época, depois eu mudei pra suporte e voltei pra ad carry de novo, e foi isso”, reitera Cacá.

Já no cenário universitário, por um momento Cacá do Pálio e toda sua equipe pensaram que o sonho de conquistar o lugar mais alto do pódio do JUBs eSports seria novamente adiado, talvez para 2022. Ainda na fase classificatória da competição, que aconteceu online, a equipe perdeu para a FURB E-Sports na disputa da última vaga para a etapa final da competição, que aconteceu em Brasília no final de abril. “A gente ficou no top 8 porque a logística do horário ficou horrível pra gente”, afirma Cacá. Ele conta que o grupo tinha que conciliar as partidas com os estudos e também o trabalho. “No jogo que valeu o top 4 contra a FURB, a gente perdeu de 2 a 1 principalmente porque o nosso Mid Lanner não podia jogar comunicando com a gente, porque ele estava trabalhando”, explica.

No entanto, pouco tempo antes da final em Brasília, a equipe foi convidada a integrar a final four do LoL na competição, uma vez que uma das quatro equipes classificadas não poderia comparecer na disputa: “Quando a gente recebeu a informação que a gente viajaria, já fomos com a mentalidade de ir com o pé no chão, mas sabendo que era fácil ganhar”, relembra Cacá. “A experiência do JUBs eSports 2021 foi incrível, foi muito boa de verdade”, reforça o atirador da UFRN Carcarás.

Antes disso, na edição de 2020 da competição, a equipe nordestina já havia chegado nas semifinais, mas, por pouco não alcançou o pódio e terminou em 4º lugar. “Foi o primeiro campeonato que a gente jogou com a line nova, e não só com a line nova, mas também comigo mudando de posição; indo de suporte para atirador”, destaca Cacá. “Quando a gente manteve o time (para a edição desse ano), a gente fez ‘ok, se a gente manter isso aqui a gente realmente consegue chegar longe’, e a gente realmente conseguiu, ganhando em 2021. E eu acho que isso só prova que é mais do nosso esforço mesmo, do treino”, complementa.

O gostinho de vitória é sempre bom, e para Cacá teve um significado ainda maior. Por conta da viagem a Brasília, local da final do JUBs eSports 2021, o natalense viajou de avião pela primeira vez. “Cara, foi incrível! É muito incrível pensar nisso, porque se eu falasse para os meus amigos algum tempo atrás, que eu estava indo viajar com meu time para disputar um campeonato de LoL, eles não iriam acreditar”, afirma Cacá. Ele ainda relata um episódio marcante da volta pra casa: “Quando a gente voltou, estávamos na euforia, e teve um pessoal perguntando se a gente era atleta, e a gente explicando do campeonato, então foi incrível”.

E a pergunta que não quer calar: por que Cacá do Pálio? Ele explica que gosta muito de um programa no qual os personagens levam nomes como ‘Rogerinho do Ingá’, ‘Julinho da Van’. E que inspirado nisso, juntou seu apelido de sempre, Cacá, com o fato e ter um pálio. Voilá, assim nasceu o nick Cacá do Pálio, agora campeão de LoL do JUBs eSports 2021. Segundo ele, sua equipe agora deve tirar um tempinho de férias antes de retomar a preparação pra campeonatos futuros, mas garante que a prioridade é ganhar o JUBs Brasília em outubro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS