CBDU cumpre agenda no Acre

A CBDU marcou presença em solo acreano na última segunda e terça-feira, 4 e 5 de abril, a convite da Federação de Desportos Universitários Acreanos (FDUA) e seu presidente Rener Santos de Carvalho, e ex presidente Sandro Melo. Na ocasião, a Confederação foi representada pelo seu presidente, Luciano Cabral, e seu vice-presidente, Alim Maluf Neto, que se encontraram com autoridades e representantes de Instituições de Ensino Superior para discussão sobre o desporto universitário no estado.

  • Matéria Acre (1)
  • Matéria Acre (2)
  • Matéria Acre (3)
  • Matéria Acre (4)
  • Matéria Acre (5)

Dentre as agendas, a CBDU se reuniu com representantes da Universidade Federal do Acre (UFAC), da Unimeta/Estácio, do Instituto Federal do Acre (IFAC) e do Centro Universitário U:verse com a pauta de discutir o fomento ao esporte universitário dentro dessas instituições; viabilizando alternativas para a maior participação nos eventos da CBDU, resultados em competições anteriores, bolsas de estudo para estudantes atletas e programas de incentivo ao esporte.

Em um outro momento, Luciano Cabral e Alim Maluf Neto também prestigiaram uma sessão da Assembleia Legislativa do Acre, sob presidência do deputado Nicolau Júnior, a partir da qual foi instituída no Acre – por meio de um projeto de lei, a semana estadual do esporte universitário. Além disso, foi estabelecido também o compromisso de apoiar a inclusão de um valor para garantir a realização dos Jogos Universitários do Acre, via FDUA, na Lei Orçamentária Anual (LOA). “Isso é uma grande conquista porque garante que todos os anos o governo vai ter recursos específicos destinados a organização dos Jogos Universitários do Acre”, comemora Luciano Cabral.

– Estivemos também com o Secretário de Educação, Cultura e Esportes (SEE) do Acre, Aberson Carvalho, e com o Chefe do Departamento de Esportes da SEE, Júnior Santiago, que nos receberam com essa mesma pauta: garantir no orçamento da secretaria recursos para a realização dos Jogos Universitários do Acre, e também apoio a FDUA para participação no calendário da CBDU – destaca Cabral.

“Nesta reunião, nossa equipe finalizou as tratativas da contrapartida do Estado, que sempre faz questão de incentivar a realização de eventos esportivos, conforme orientação do governador Gladson Cameli”, afirma Santiago. Ao final, ficou definido que a capital acreana, Rio Branco, será a sede dos Jogos Universitários do Norte, etapa regional dos Jogos Universitários Brasileiros. “ O Estado vai arcar com hospedagem e alimentação de todos os atletas, e a CBDU vai auxiliar os estados do Norte a realizarem o transporte das suas delegações”, complementa Cabral.

Por fim, Luciano Cabral e Alim Maluf Neto se reuniram com a liga de atléticas do estado – que reúne 25 atléticas da UFAL e 12 atléticas de instituições privadas – para um bate papo sobre esporte universitário na prática. “Bastante motivador, porque eles têm um movimento bastante forte no estado e as atléticas participam efetivamente de todo o calendário da federação”, finaliza Cabral.

NOTÍCIAS RELACIONADAS