CBDU é avaliada pelo Programa GET do Comitê Olímpico do Brasil

A CBDU é a 40ª entidade esportiva do país a integrar o Programa de Gestão, Ética e Transparência (GET) do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Além da CBDU, outras 34 entidades Olímpicas e cinco Pan-americanas fazem parte da parceria. Lançado em 2017 pelo COB, o Programa GET foi criado tendo como objetivo o suporte no aprimoramento da gestão das Confederações de esportes do Brasil, com foco na governança, ética e transparência, através de um trabalho de consultoria e apoio às entidades.

Embora não receba recursos repassados pelo COB, a CBDU sentiu necessidade de participar de uma avaliação constante de gestão. “Temos que estar adequados e atualizados nos procedimentos de gestão, transparência e compliance”, diz o vice-presidente da CBDU Alim Maluf Neto. O GET é suportado por uma plataforma online, que conta com 295 perguntas agrupadas em 5 diferentes níveis de maturidade. 

– A CBDU é uma entidade extremamente importante no desenvolvimento do esporte de competição do país ao incentivar e apoiar atletas no auge de sua forma física, da sua plenitude de competição, ao mesmo tempo que eles estudam. E é um dos valores que o COB apoia: o estudo em conjunto com o desenvolvimento esportivo. A Confederação também nos auxilia no desenvolvimento dos atletas ao passo que permite que eles participem de eventos internacionais, como são os campeonatos mundiais das diversas modalidades e também a Universíade. Eu mesmo já fui medalhista do campeonato de judô em 94 na Alemanha e é uma das principais conquistas que guardo da minha carreira. Ter a CBDU como parceira do COB é muito importante – afirma o diretor-geral do COB e campeão olímpico, Rogério Sampaio.

– A oportunidade de participar de um projeto que norteia, avalia e nos sugere melhorias e ainda oferecido pelo COB, será de grande valia para a CBDU. Por muitos anos o COB foi nosso avaliador e filtro em nossas prestações de contas, quando o recurso passava pelo Comitê. Estamos muito satisfeitos em participar de um programa mais amplo, que não só verifica documentalmente como está a gestão da CBDU, mas também oferece palestras, webinares e proporciona acesso aos avaliadores. Foi uma decisão unânime na CBDU e agradecemos ao COB por nos dar essa oportunidade participar do GET – finaliza Alim Maluf Neto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS