CBDU e CBAt fecham parceria

A CBDU e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) fecharam um termo de compromisso; uma parceria com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as ações de interesses mútuos entre as duas entidades, na gestão do atletismo brasileiro. O presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos esteve em Brasília, na quarta-feira (28/04).

Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, aproveitou a ida a Brasília para prestigiar o JUBs eSports 2021, que aconteceu nos dias 27 e 28 de abril. Na foto, ele e Luciano Cabral, presidente da CBDU, durante o evento. Foto: CBDU/Collab Clichê/JP Rodrigues

O acordo terá a vigência de 36 meses, e dentre os compromissos estabelecidos está a retomada do Troféu Adhemar Ferreira da Silva – que ao longo de muitos anos foi a principal competição do esporte universitário brasileiro. O torneio será realizado em conjunto pelas duas confederações, e também integrará o calendário anual dos eventos da CBAt. Outro ponto importante visa a capacitação por meio da educação universitária; com bolsas dos atletas em transição de carreira e no pós-carreira. A CBAt também auxiliará a CBDU na convocação das seleções brasileiras universitárias.

O presidente da CBDU, Luciano Cabral, explica que o acordo ainda visa desenvolver a área técnica e arbitragem das competições nacionais, organizadas pela CBDU, além de outros pontos. “Por outro lado, proporcionar a oferta de bolsas de estudo em parceria com Instituições de Ensino Superior, para que os atletas do atletismo brasileiro possam fazer a transição de carreira, e possam tratar do pós carreira”, esclarece. “Então é um projeto que tem um longo alcance, e que também olha para a base, porque a gente vai estimular os jovens a permanecerem no esporte, mas pensando também na sua formação educacional”, reitera Luciano.

Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, afirma que para a Confederação, a parceria com a CBDU é uma honra e um privilégio. “O atletismo no meio universitário é um esporte fortíssimo, é o que mais dá medalhas para o Brasil em Jogos Mundiais Universitários, por exemplo”, destaca. “Com essa parceria, nós buscamos um grande programa de transição de carreira e pós carreira, porque a gente entende o esporte como uma ferramenta de transformação e inclusão social, e a universidade tem tudo a ver com isso”, complementa. Ele ainda explica que um segundo ponto da parceria é a recuperação de grandes competições universitárias – além dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). “Da nossa parte a comunidade está super animada, tenho certeza que vai ser um grande sucesso”, finaliza.

NOTÍCIAS RELACIONADAS