CBDU e Time Brasil nas transmissões dos jogos 

Parceria entre as duas instituições fortalece o esporte universitário

Todos os dias, até o fim da competição, a CBDU e o Time Brasil – canal oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB) – estarão fazendo transmissões ao vivo e simultâneas do II FISU America Games. Enquanto uma equipe trabalha no México, uma outra estrutura é montada no Brasil para que todos possam acompanhar nossos atletas em ação. 

O coordenador de transmissões ao vivo (streamings), André Pimentel, explica tudo que acontece por trás das câmeras. No México, ele está acompanhado de Renata Medeiros, que o auxilia nas imagens. “Tecnicamente, a gente capta as imagens localmente e abre uma chamada remota com os narradores que estão no Brasil fazendo a transmissão que chamamos de off-tube – da própria casa deles. A transmissão para a CBDU sai do México mesmo, e depois é feita a retransmissão, no Brasil, para o canal do Time Brasil”.

André Pimentel e Renata Medeiros durante as transmissões do II FISU America Games
Foto: Célio Júnior / CBDU

O acordo com o COB aconteceu para vários eventos, começando com os mundiais de vôlei de praia e triathlon, organizados pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), Os Jogos Universitário Brasileiros 2022 (JUBs Brasília), o II Fisu América Games (Pan-Americano Universitário) e os Jogos Mundiais Universitários. “A retransmissão desses quatro eventos para o canal do Time Brasil é muito legal porque deixa no mesmo patamar do esporte de alto rendimento, dos atletas olímpicos”, destaca André. 

O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, ressalta a importância da união entre as duas instituições com o intuito de valorizar cada vez mais o esporte. 

 “É uma forma de a gente levar o esporte universitário para o canal olímpico, onde tem um grande alcance, dentro do nosso país, do público que se interessa por esporte olímpico e tem a possibilidade de conhecer um pouco mais o esporte universitário brasileiro. Nós somos muito gratos ao Comitê Olímpico do Brasil por todo apoio que oferece de forma contínua e agora abrindo mais essa oportunidade de visibilidade e de expansão para que a gente possa divulgar o segmento para todo o Brasil”.

O II FISU America Games acontece de 14 a 26 de outubro, em Mérida, no México. A delegação do Brasil conta com 194 pessoas, incluindo atletas, técnicos, dirigentes e as equipes vão competir em 8 modalidades – atletismo, basquete, futsal, futebol, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Outros detalhes sobre os jogos no nosso perfil oficial no Instagram.

NOTÍCIAS RELACIONADAS