CBDU e Ministério da Defesa renovam Acordo de Cooperação

Em 2019 foi assinado pela CBDU e pelo Ministério da Defesa (MD), um Acordo de Cooperação para desenvolver ações esportivas no âmbito dos programas e projetos do desporto militar e universitário. Com essa agenda, reuniram-se nesta quarta-feira (09/02) no Ministério da Defesa: Alim Maluf Neto, Vice-presidente da CBDU; Mario Ferro, Diretor Administrativo da CBDU; Major Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, Diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa; Coronel Leonardo Perdigão de Oliveira, Gerente-Executivo da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB); Coronel Gustavo de Paula dos Santos, Coordenador da CDMB e Coronel Toledo Leal, Coordenador da CDMB.

Da esq. para direita: Coronel Leonardo Perdigão de Oliveira, Gerente-Executivo da CDMB; Major Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, Diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa; Alim Maluf Neto, Vice-presidente da CBDU; Mario Ferro, Diretor Administrativo da CBDU; Coronel Gustavo de Paula dos Santos, Coordenador da CDMB e Coronel Toledo Leal, Coordenador da CDMB. Foto: arquivo pessoal/Alim Maluf Neto.

O acordo, que visa unificar ainda mais os estudos ao esporte, e contempla desde jovens militares até atletas de alto rendimento, expirou em novembro de 2021, e por isso, CBDU e Ministério da Defesa (MD) se encontraram para realizar sua renovação. Os presentes trataram a proposta do novo acordo com o melhor das Instituições [MD e CBDU] em prol do esporte. Foi discutido sobre a expertise nas modalidades de orientação e pentatlo moderno, fortes nas Forças Armadas, e por parte da CBDU, a reanálise das bolsas de estudo interrompidas em função da pandemia em total concordância pelos envolvidos na reunião.

O Major Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho explica que, “além das iniciativas já abarcadas pelo Acordo de Cooperação assinado em 2019, a renovação de 2022 também vislumbra o aproveitamento dos recursos humanos oriundos do Programa Forças nos Esportes (PROFESP), que trata de adolescentes em situação de vulnerabilidade social”. Dentro desta perspectiva, se pretende criar um projeto piloto para a realização de competições, no qual estarão presentes entidades do esporte escolar para viabilizar bolsas de estudo aos potenciais atletas que possam aparecer no evento.

Alim Maluf Neto, esclarece que a renovação do acordo busca fortalecer o esporte nacional através da união da CBDU e do Ministério da Defesa, levando aos atletas do programa de alto rendimento militar a possibilidade de alcançar bolsas de estudos e também utilizar da plataforma do esporte universitário para competir nacional e internacionalmente. Ele reitera a fala do Major Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, e formaliza que: “Iremos apoiar o PROFESP, buscando a detecção de talentos esportivos neste programa que possam ser recrutados pelas Instituições de Ensino Superior filiadas a CBDU”.

No encontro, também foi disponibilizado o calendário esportivo da CBDU para os alunos da Escola Naval, Academia Militar das Agulhas Negras e Academia da Força Aérea.

Felipe Wu, medalhista olímpico e representante do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de 2011 (Shenzhen, China) fez parte das Forças Armadas por 8 anos, no Exército. Ele conta que muitos dos atletas que fazem parte do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) e obtiveram excelentes resultados nos últimos ciclos olímpicos, também conciliam suas carreiras esportivas com a vida acadêmica e são abraçados pela CBDU ao participarem também de competições universitárias no Brasil e no mundo. “Eventos de altíssimo nível que, em minha opinião, agregam muito na carreira dos atletas, seja pela experiência esportiva, como para a vida”, reforça.

– A parceria entre CBDU e Ministério da Defesa tem tudo para ser um sucesso, com a possibilidade de conectar ainda mais atletas militares e universitários que buscam o alto rendimento. As Forças Armadas possuem instalações e equipamentos de última geração que podem, com certeza, agregar às delegações da CBDU, fornecendo todo o suporte necessário para o melhor desenvolvimento de cada modalidade – finaliza Wu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS