Cerimônia de abertura do Campeonato Mundial Universitário de Futsal foi marcada por animação e multiculturalismo

Atletas de 13 países desfilaram no centro histórico de Braga para a entrada das delegações na Cerimônia de abertura do Campeonato Mundial Universitário de Futsal 2022. O percurso de aproximadamente 600m teve início no Arco da Porta Nova e seguiu até a Praça da República, onde autoridades, convidados e espectadores aguardavam as seleções. Durante todo o trajeto, a animação ficou por conta do grupo de percussão da Universidade do Minho, Bomboemia. A solenidade também contou com falas de autoridades locais e da FISU, que declararam a competição oficialmente aberta.

Foto: Bárbara Fernandes/CBDU.

Já na Praça da República, as delegações puderam curtir uma apresentação cultural local do grupo da Academia de Ginástica de Guimarães; GuimaGym, além de uma performance de freestyle com os atletas Ana Silva e Rui Coelho. Ricardo Rio, autarca de Braga, garantiu que a cidade “Vai promover uma grande atividade” e espera que entre todos os jogos todos ainda possam “Conhecer muito bem as nossas cidades”.

Duarte Lopes, Presidente da Comissão Organizadora do Campeonato Mundial Universitário de Futsal, afirma que: “Estamos aqui hoje reunidos por uma razão e por uma razão só. Esse motivo é o amor pelo esporte”. Ele também desejou a todos momentos e partidas incríveis, e torceu para que todos “façam amigos e ótimas lembranças” durante a competição.

O Presidente da CBDU e também Primeiro Vice-Presidente Interino da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), Luciano Cabral, iniciou a sua fala declarando que é uma honra e um prazer receber a todos em um campeonato mundial após 2 anos de hiato, e disse aos atletas que “guardem essas lembranças para sempre”. Luciano Cabral ainda acrescentou ainda que está muito grato a todos os portugueses e aos cidadãos de Braga e Guimarães.

O último a falar foi Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho. Ele deu as boas-vindas à Universidade do Minho, e às cidades de Braga e Guimarães. O Reitor destacou que “Respeito, determinação, atitude e fair-play são os comportamentos que todos esperam ver nos jogos” e declarou oficialmente aberto o Campeonato Mundial Universitário de Futsal 2022. Ao longo da cerimônia também aconteceu o juramento dos atletas e árbitros, onde o fair-play e a imparcialidade foram destaque.

A Seleção Brasileira Masculina faz sua estreia nesta segunda-feira, 18, às 9h00; horário de Brasília, contra o time de Omã. Acompanhe as mídias sociais da CBDU – Instagram, Twitter, Facebook e TikTok – para não perder nenhum detalhe da competição.

NOTÍCIAS RELACIONADAS