Cheerleading estreia no JUBs Brasília 2022 com arquibancada cheia

Por Thiago Freitas – Voluntária de Imprensa JUBs Brasília 2022

Quantas vezes, ao assistir um filme estadunidense de temática estudantil, você já não se deparou com os famosos líderes de torcida? Muito mais do que o ato de manter a energia à beira do campo para que os atletas de futebol americano mantivessem o ânimo para vencer, os meninos e as meninas, trajados com os uniformes característicos de suas instituições, deixam claro que torcer, da forma como que eles faziam, exigia muito mais do que apenas apego ao time.

Foto: Alexandre Araújo/Light Press/CBDU

Entre as categorias estreantes no JUBs Brasília 2022, o cheerleading traz seis equipes para disputarem o primeiro título dos maiores jogos universitários da América Latina. As equipes AAAUNB/FESU, UFU/FUME, UFRN/FNDU, UFSCAR/FUPE, UFMT/FMEU e UDESC/FCDU já estão no páreo para conquistar o título de vencedor. Na última quarta-feira (21), as primeiras apresentações da modalidade Team Cheer, que valem 40% da nota final de cada equipe, aconteceram ao som da torcida das federações que acompanharam o início das competições.

 A ordem das apresentações desta quarta-feira (22), que valem 60% da nota final, foram definidas pelas notas conquistadas na primeira rodada. A equipe com a maior nota se apresenta por último e a com menor nota abre a competição. AAAUNB/FESU conquistou 277 pontos e será responsável por fechar a noite de competições.

Ritmo, presença, técnica e vigor físico. Para quem assiste, as competições de cheerleading podem até despertar a dúvida: esporte ou arte? Entretanto, não é pelo fato de as apresentações serem visualmente incríveis que se descarta o traço esportivo da modalidade. O quão belo é o salto de um nadador de encontro às águas? Não seria arte aquele gol no ângulo aos 45 minutos do segundo tempo? A preparação física e mental de um atleta de cheerleading, associadas às rotinas coreográficas, tornam a competição bela e desafiadora.

Os filmes podem ter moldado a opinião sobre o esporte, categorizando-o como majoritariamente feminino. Porém, nascida no ano de 1880, a modalidade era praticada exclusivamente por homens. Somente no pós-guerra, em 1920, é que as mulheres puderam fazer parte do esporte.

A avaliação é feita pela execução e pela dificuldade de cada elemento apresentado na rotina. A equipe começa com a nota de execução em 5 e, à medida que erros forem cometidos, descontos serão feitos na nota até o máximo de 3,5. As notas de dificuldade vão de 3 a 5 e cada elemento, também chamados de quadros, encaixam-se em 4 tipos de dificuldade.

Além da dificuldade dos quadros, os jurados ainda pontuam a equipe pelo overall. Do inglês, geral, é a avaliação da equipe pela criatividade de stunts e pirâmides, a dança, a performance e a composição da apresentação de forma mais abrangente. 

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS