Comissão 100% feminina guia time de handebol masculino em busca do tricampeonato

Por Nat Coutinho – Voluntária de Imprensa JUBs Brasília 2022

Dentro de uma quadra, 14 homens trocam passes, correm, marcam o adversário e comemoram os gols. O jogo rápido combinado com a técnica do handebol masculino do JUBs é apenas alguns dos inúmeros motivos que a torcida universitária se prende nas arquibancadas para assistir. Entretanto, quando o time da UNG/FUPE entra em quadra, o que chama a atenção fica no banco.

Foto: Sandir Costa (@costa_sb)

A técnica Láusida Dias Góes, a assistente Lucila da Silva e a fisioterapeuta Isabelly Giulia formam a única comissão técnica 100% feminina entre os times de handebol masculino da 1ª divisão. Com extrema seriedade, a treinadora do time de Guarulhos guia o elenco campeão do JUBs 2021 com maestria em busca do tricampeonato.

Na equipe desde 2015, a professora Láusida conta que, no início, o fato de comandar uma equipe masculina trouxe estranhamento para a arbitragem e outros técnicos, mas que hoje a situação era diferente.

Já a professora Lucila, que acompanha o time desde 2018, afirma que o cenário realmente trouxe uma dificuldade para as mulheres da comissão no início, mas que elas conseguiram “conquistar nosso espaço com nosso trabalho e dedicação”.

Para Isabelly, a experiência é um pouco diferente. Primeiro ano com a equipe, a fisioterapeuta é ex-atleta da modalidade e tem utilizado sua competência e efetividade para conquistar respeito e seu espaço no time. “A troca tem sido muito sincera, positiva e gratificante”, pontua ela. 

Nos treinamentos, a diferença entre os atletas e a comissão fica limitada à estatura, ao porte físico e funções, uma vez que é unanimidade a forma como eles se relacionam. “É uma relação de muito respeito e amizade”, afirmam. 

Agora, o objetivo é focar no JUBs Brasília 2022. Segundo Láusida Dias, o time vem de muitos jogos, treinos, fadiga muscular e lesões. Lucila da Silva também relembra que o time encontrará dificuldades em quadra, já que os confrontos são com equipes “boas com trabalhos excelentes sendo desenvolvidos no cenário esportivo”. Entretanto, apesar de todas as dificuldades, a expectativa e o objetivo são os mesmos: disputar mais uma final.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS