De inspiração a adversária; saiba como Ana Keyla Morais motivou Alexssandra Pereira no FIFA

É aquele velho ditado, ninguém cruza nossa vida à toa. Se não fosse por Ana Keyla Morais, talvez a atual vice-campeã mundial universitária de FIFA, a brasileira Alexssandra Pereira, não seria a detentora desse título. Talvez até nem jogasse futebol eletrônico. Mas, graças a um encontro inesperado das duas em 2018, Alexssandra entrou para o mundo dos esportes eletrônicos e pôde enfrentar Ana Keyla nas semifinais do JUBs eSports 2021.

Alexssandra (a esquerda) e Ana Keyla durante o primeiro confronto das semifinais no JUBs eSports 2021. Foto: CBDU/ Collab Clichê/ JP Rodrigues

A dupla estreou o palco 2 do JUBs eSports 2021, na etapa final que aconteceu em Brasília – DF; com Ana Keyla representando a UNIP – FESU/DF, e Alexssandra; a Uniateneu – FUCE/CE. A brasiliense abriu o placar do jogo e marcou 2 a 0, mas, no final do primeiro tempo, Alexssandra diminui a vantagem em uma cobrança de pênalti, deixando o placar em 2 a 1. Já no segundo tempo, Ana Keyla marcou mais dois gols com a equipe do Bayern de Munique e venceu a partida, por 4 a 1. “Estava muito nervosa, primeiro jogo contra ela, mal conseguia segurar o controle”, relembra a representante o Ceará. “Ela (Ana Keyla) olhava pra mim e mandava eu me acalmar porque eu tremia muito”, completa.

Porém, o confronto só foi possível graças a Ana Keyla, que serviu de inspiração para a adversária iniciar no futebol eletrônico. Alexssandra conta que viu Ana Keyla jogar FIFA em 2018: “Eu me encantei com o jeito que o Bayer de Munique e aquela menina jogavam, mas eu não sabia quem era”, afirma. A estudante da Uniateneu, que já era atleta de futebol e futsal, até então não sabia que existia esse tipo de competição, mas logo se apressou e começou sua história com a bola virtual.

“Em 2019, no JUBs Fut 7 em Brasília, eu estava perdendo muito gol, tinha quebrado meu dedo. E aí eu cheguei para a minha coordenação e pedi pra me inscreverem no FIFA porque não tinha condição. ‘Quebrei o dedo, não estou fazendo gol, vou ter que fazer gol com a mão, vou jogar vídeo game’, a gente brincou. Mas ela me inscreveu. Na época não tinha competição universitária de FIFA, de eSports, no Ceará, mas aí o Bolivar, presidente da FUCE, organizou a competição e eu acabei sendo campeã e indo para Salvador, no JUBs Fase Final. Terminei em 10º”, conta Alexssandra.

Já Ana Keyla, não fazia ideia de que era inspiração para outras mulheres: “Eu não tinha noção nenhuma disso, quando ela me disse eu fiquei sem acreditar, pensando que era uma brincadeira”, afirma. Mesmo assim, a atleta, que também joga futebol na vida real, se diz feliz por isso. “Fico muito feliz por ser inspiração de alguém e que mesmo sem saber, posso ser inspiração de outras, isso me faz continuar querer jogar mais, tentar ir mais longe”, destaca ela.

O primeiro encontro das duas aconteceu virtualmente, durante o JUBs eSports 2020 e, desde então, Ana Keyla afirma que a ansiedade para o encontro presencial só aumentava. Já na competição deste ano, a brasiliense se disse honrada pela

disputa: “Eu fiquei naquela esperança, ‘pô vou enfrentar a menina que foi jogar o mundial e ficou em segundo lugar’”, conta Ana. Apesar da derrota para Ana Keyla, Alexssandra disse ter ficado feliz com a partida, e até honrada por ter perdido para sua referência na modalidade. “Quando ela (Ana Keyla) recebeu a premiação eu estava lá gritando e vibrando por ver ela lá em cima, era como se fosse eu”, comenta a jogadora da Uniateneu.

Além do protagonismo dentro do campo eletrônico, as estudantes também marcam presença fora dele, fortalecendo a presença feminina no meio esportivo e lutando por mais igualdade e oportunidades. “Quando terminou a última premiação, ela (Ana Keyla) foi junto com as meninas e me chamou pra tirar a foto com elas, porque ela sabe da dificuldade que é para o feminino ter um Playstation e poder treinar. Por mais que a gente queira, é um esporte completamente predominado por homens e só de estar ali somos vencedoras, ou melhor, somos as 4 melhores do país”, destaca Alexssandra.

Hoje, graças ao ingresso e destaque no futebol eletrônico, Alexssandra recebe uma bolsa de estudo para cursar Arquitetura em sua universidade, a Uniateneu, “graças a uma pessoa que até ano passado nem sabia o quanto tinha mudado minha vida”, finaliza ela.

NOTÍCIAS RELACIONADAS