Delegações de todos os estados chegam para o JUBs Brasília

Por João Paulo Fernandes

Mais de 3 mil atletas das 27 Unidades da Federação desembarcaram em Brasília neste domingo (10). Eles vão competir pela 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O evento conta com 3.500 atletas de 271 universidades, que vão disputar 26 modalidades. Assim como em 2019, a Bahia lidera o número de Instituições de Ensino Superior (IES), com 24.

Delegações de todo o Brasil desembarcam em Brasília. Foto: Ana Flávia Barbosa/CBDU

O número de modalidades dobrou em relação aos jogos de 2019. “O objetivo é sempre oportunizar dentro da competição o maior número de modalidades, agregando sempre o maior número de modalidades e também de pessoas” revelou o Diretor de Esportes e Eventos da CBDU, Alessandro Battiste Gomes, mais conhecido como Juca.

Marcelo Sousa, atleta de voleibol da Universidade Federal do Piauí (UFPI), ficou admirado com a organização e a logística do JUBs Brasília. “Eu achei o evento bem organizado. Quando lançaram a lista grande de hotéis, pensei que ficaria todo mundo espalhado, mas são bem próximos. Achei a organização para a testagem muito boa”, exaltou.

A pandemia é o maior desafio do JUBs 2021, mas ao chegar no evento, Marcelo disse ter se sentido seguro. “Acredito que toda aglomeração é um risco, mas acho que estão fazendo o máximo para seguir os protocolos. A gente pôde ver que temos vários pontos para podermos esterilizar as mãos, fizemos testagem, isso é muito bom, dá segurança”, contou o atleta piauiense.

Capital do esporte universitário

A maior competição universitária da América Latina volta a ser sediada na Capital Federal depois de 15 anos. Brasília sediou o evento em 2006 quando ainda era chamada de Olimpíadas Universitárias JUBs. O evento promete movimentar a economia local, gerando mais de 500 trabalhos temporários, contratação de 33 mil hospedagens, locação de quase 200 veículos, 65,8 mil refeições oferecidas, entre outros tipos de serviços de infraestrutura e hospitalidade. Para isso, já foram investidos mais de R$ 10 milhões.

Desta vez, os atletas ficarão hospedados em 17 hotéis diferentes e o ponto de encontro será no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), onde está o Boulevard de Atletas. O local vai abrigar a praça de alimentação, a área de convivência, além de seis modalidades do evento.

Essas iniciativas fazem parte do programa Bem Receber, criado em 2015 pela CBDU para qualificar o segmento de hospitalidade das cidades sedes das competições. “Estamos capacitando o trade de turismo desde setembro, para garantir que os participantes tenham um padrão excelente de atendimento. E aqui, em Brasília, estamos focando na recepção de públicos de eventos esportivos, que é muito diferente do que o setor está acostumado”, destaca Paulo Souza, gerente de logística da CBDU. Os Jogos Universitários têm o início das competições na terça-feira (12) e se encerram no dia 17 (domingo).

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil e Monster Energy. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS