Apitou, começou! Duelo entre Bahia e Santa Catarina marcam início do JUBs Futebol 2022

Por João Ricardo Camilo – Assessoria JUBs Futebol 2022

Mais de 500 participantes, 9 delegações e disputas acirradas. É este o cenário do JUBs Futebol 2022 que começou nesta segunda-feira (16) nas cidades de Goiânia e Trindade. A competição é classificatória para o FISU AMERICA Games; os Jogos Pan-americano Universitários, organizados pela FISU America, que será realizado em outubro no México.

A partida inicial da competição foi na categoria feminina, entre universidades da Bahia e de Santa Catarina. Foto: CBDU / João Pedro Portela e Lucas Marcelo / Collab Clichê.

Na temporada deste ano, o número de inscritos foi maior que na edição de 2021, com destaque para a mesma quantidade de times nos naipes masculino e feminino. “Com certeza o nível da competição vai ser alto. Têm equipes participando pela primeira vez do campeonato, o que já aumenta a expectativa, além de que os times vêm se preparando para brigar pela vaga no Pan-americano Universitário, e consequentemente para o Mundial”, comenta o coordenador de Futebol da CBDU, Flávio Oliveira. 

Em Trindade, na região metropolitana de Goiânia, os confrontos acontecem no Estádio Abrão Manoel da Costa e no Campo Parque Lara Guimarães, onde estiveram na manhã desta segunda-feira (16) o vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, e o prefeito da cidade, Marden Júnior, que já foi atleta universitário na modalidade e deu o chute que simbolizou o início da competição. 

“Para nós, trindadenses, é um privilégio receber os Jogos Universitários Brasileiros aqui. Estamos fazendo o máximo para acolher bem os atletas, porque sei da importância desse momento para todos que participam”, disse o chefe do executivo do município. 

Na capital goiana, o gramado do Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco receberá os duelos da fase classificatória. Já a grande final será Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira. A disputa pela medalha será a partir das 14h e terá transmissão pelos canais oficiais da CBDU. 

Programação

Em 2022, 8 instituições de diferentes estados do Brasil participam do JUBs Futebol. Até quarta-feira (18) os duelos são na fase classificatória. No feminino, o grupo A tem as equipes da Universo-GO, Uniateneu-CE, UNB-DF e UFMA-MA. Já no grupo B, disputam uma vaga na semifinal os times da FTC-BA, UFS-SE, UFRN-RN e UNESC-SC.

No masculino, o sorteio do chaveamento definiu que a Universo-GO, Uniateneu-CE, UFS-SE e UFRN-RN compõem o grupo A. No grupo B, se enfrentam na fase de grupos a UNIP-SP, FTC-BA, UFMA-MA e UNB-DF. 

Os mais bem pontuados de cada grupo se enfrentam na sexta-feira (20) nas semifinais, em Trindade. O palco da final será o Estádio Olímpico, neste sábado (21).


Serviço

Os JUBs Futebol 2022 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), com apoio local da Prefeitura Municipal de Goiânia, Prefeitura Municipal de Trindade e do Governo Estadual de Goiás. Patrocínio: Kempa, Ícone, Spalding e Uhlsport.

A competição funciona como classificatória para o FISU AMERICA Games; os Jogos Pan-americano Universitários, organizados pela FISU America entre os dias 14 a 26 de outubro de 2022 em Mérida no México.

NOTÍCIAS RELACIONADAS