E-Sports tem o maior número de atletas da história do JUBs

A procura pelos jogos eletrônicos nas universidades dispara a cada ano que passa e a modalidade alavanca o crescimento do esporte universitário. 144 atletas de E-sports estão nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2022, o dobro de atletas que estiveram no JUBs 2021 e o maior da história dos jogos.

Com a demanda maior para este ano, o formato de disputa das competições foi modificado e dobrou o número de atletas por modalidade de quatro para oito. Anteriormente, o formato utilizado era o “Final four”, quando quatro atletas disputavam entrei e agora foi no formato “Elite eight”, quando oito atletas individuais ou oito equipes se enfrentarão.

Foto: Jociane Silva/Light Press/CBDU

Sérgio Medeiros, coordenador de esportes eletrônicos da CBDU,  conta que o cenário de E-sports teve um salto de atletas e equipes. “Os e-sports têm crescido bastante, até pela estrutura do evento, tem chamado a atenção. Outras equipes que antes não existiam, foram criadas por atletas que se juntaram para poder participar das competições.”, explicou.

Os números de inscritos e espectadores representam bem a crescente da modalidade que vem alavancando os números da CBDU nas redes sociais. Uma amostra desse crescimento é a Twitch, onde o canal da CBDU tem 7,8 mil inscritos em dois anos de canal. “No Youtube, tínhamos 6 mil inscritos antes do começo da transmissão de esportes eletrônicos e hoje temos mais de 17 mill.No Tik Tok da CBDU, juntamente com a coordenação de marketing, pulamos de 16 mil para 1 milhão, número impulsionado pelas transmissões de Free Fire e com parceria com o Tik Tok.”, detalhou o coordenador de E-sports da CBDU.

Parceria com a Riot Games

Uma das grandes novidades do E-Sports no JUBs 2022 é a parceria com a Riot Games, desenvolvedora do League of Legends. A Riot forneceu para todos os atletas o servidor torneio, onde todos os atletas recebem uma conta competitiva, que vem com todas as skins e personalizações abertas. “O atleta não precisa adquirir nada de forma monetária ou por muita experiência de jogo. Além disso, outro benefício é que no servidor comum a gente tinha o delay de três minutos e agora temos delay zero. Bom para os atletas e para a transmissão”, contou Sérgio.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS