FISU realiza visita técnica em Maceió para os Campeonatos Mundiais em setembro

Paulo Ferreira, diretor geral da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) e Juan Carlos Holgado, diretor de esportes da FISU, aproveitaram a vinda ao Brasil para a Reunião do Comitê Executivo da entidade para também realizar uma visita técnica em Maceió, palco de dois Campeonatos Mundiais em setembro: de Vôlei de Praia e de Triathlon. A agenda aconteceu na orla da praia de Pajuçara, que abrigará ambas as competições, e foi acompanhada pelo presidente da CBDU, Luciano Cabral.

A Praia de Pajuçara é um dos cartões postais de cidade de Maceió. Foto: CBDU

Paulo Ferreira, diretor geral da FISU, ficou muito satisfeito com a localização das áreas de competição: “Nós fizemos uma vistoria aos locais de competição – tanto do triathlon como do vôlei de praia, e a localização é excelente!”. Ele destaca sobre a facilidade de ter os hotéis pertos. “Os hotéis ficam muito próximos, é só atravessar a rua, o mais distante fica a aproximadamente 500 metros, ou seja, 5 ou 10 minutos a pé, ou nem isso”, afirma.

– Tivemos a oportunidade de nos encontrar com autoridades locais, inclusive da área técnica de ambas as modalidades, e então foi possível fazer uma visita ao percurso do triathlon, toda a parte do ciclismo, corrida e também da transição. O vôlei de praia vai ter uma arena própria, uma arena que para mim tem a dimensão ideal para esse evento, contando com espaço operacional, de competição, e também para espectadores. Imagino que em ambos os eventos serão fantásticos e que Maceió possa ser considerada durante o período como a capital do esporte universitário mundial. Mais uma vez agradecemos a CBDU e a prefeitura da cidade de Maceió pelo apoio – finaliza Paulo Ferreira.

A capital Alagoana é referencia quando o assunto é esportes outdoors, e recebe regularmente etapas do Ironman 70.3, além de também já ter sediado outras competições do esporte universitário mundial; como o FISU America 3×3 – o Pan-americano Universitário de basquete 3×3. Em 2022, o Campeonato Mundial Universitário de Vôlei de Praia acontecerá de 06 a 10 de setembro, e o de Triathlon nos dias 09 e 10 de setembro. As competições são organizadas pela CBDU em parceria com a Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU), e a expectativa é que totalizem 400 participantes; entre atletas, chefes de delegação, técnicos, árbitros, voluntários e comitê organizador.

NOTÍCIAS RELACIONADAS