Além dos confrontos em busca do título de campeão universitário brasileiro, os atletas que participam do JUBs dividem seu tempo com as ativações no Boulevad dos Atletas, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O espaço permite o contato com as marcas parceiras do evento, além de espaços de descanso e experiências paralímpicas, como o futebol de cegos da ADEF, uma das atrações que encantou os participantes da competição que passavam pelo espaço.
Atletas que estavam no CICB foram convidados a vendar os olhos e, junto com os jogadores da ADEF, vivenciaram o que é o futebol de cegos – que tem como diferencial a bola com guizos para que os atletas consigam localizá-la. Uma das estudantes que esteve na ativação foi a jogadora de futsal do Rio Grande do Norte, Gislene da Silva, de vinte e dois anos. Aluna de turismo, ela ficou encantada com a habilidade dos meninos e exaltou a dificuldade que teve dentro de quadra.
“Tem que ficar atenta no barulho da bola e no chamador para a gente se posicionar dentro de quadra, não é fácil. Os meninos são ótimos jogadores e é incrível a habilidade que eles têm, fiquei muito feliz em participar dessa dinâmica que trabalha a inclusão”, afirmou.
O goleiro de handebol Lucas Castro, 22, atleta do estado de Minas Gerais, teve o primeiro contato com o paradesporto na ativação. Apaixonado por esporte ,ele acompanhou a conquista paralímpica do Brasil no Rio de Janeiro em 2016 pela televisão. “É muito diferente assistir e participar. Na televisão a gente se pergunta como eles fazem e pessoalmente o questionamento só aumenta, eles têm uma habilidade incrível”, ressaltou.
O atacante da ADEF, Alexandre Neto, 37, perdeu a visão aos sete anos devido a um glaucoma congênito. Ele ficou entusiasmado com a participação e a quantidade de pessoas que estavam na arquibancada acompanhando a atividade. “Espero que a gente tenha transmitido o sentimento de superação para as pessoas. Que a gente seja espelho para todos porque um simples tropeço não pode ser um motivo para parar. Todos do nosso time estão de parabéns e o futebol nos ajuda no desejo de sonhar e realizar os nossos objetivos”, afirmou.
Alexandre ainda usou a atividade para calibrar os chutes que serão importantes no Campeonato Brasileiro da Série A que será disputado em novembro em São Paulo. “Conseguimos chegar na elite do Brasileiro após a disputa do Regional e o objetivo é permanecer na primeira divisão. Os chutes estão sendo aperfeiçoados em todos os treinos e espero que eles ajudem a ADEF nesse objetivo”, concluiu.
Serviço
Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Cola sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.