Governo Federal garante apoio à participação do Brasil nos Jogos Universitários Mundiais Chengdu 2021

Já começamos o ano com boas notícias! No último dia de 2020, o Governo Federal garantiu apoio a campanha brasileira de participação nos Jogos Universitários Mundiais (antiga Universíade) em Chengdu 2021; o Termo de Fomento foi publicado na quinta-feira, 31 de dezembro, no Diário Oficial da União. Por meio do documento, o Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial do Esporte, assegura o repasse de R$6.699.938,10 para a CBDU.

Em nota publicada no site do Ministério da Cidadania, Fabíola Molina, Secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), disse que a decisão é fundamental para o Brasil ter melhores resultados na competição: “Ficamos felizes em aumentar os recursos para a CBDU neste ano porque sabemos que eles terão um impacto muito grande, ainda mais em um ano olímpico. Os atletas terão a segurança de saber que poderão participar da competição e fazer um planejamento com antecedência”.

Ex-nadadora, Fabíola disputou duas edições da Universíade: em 1995 e em 1997, quando conquistou a prata nos 100m costas. “Essa é uma faixa etária ‘chave’ e, com mais recursos, podemos estimular os atletas até mesmo a estudarem mais. Acho que isso é um estímulo também à educação no país por meio desse recurso disponibilizado para que eles representem o Brasil. Assim, vamos fechando as lacunas que existem”, ponderou.

“Esse empenho vai nos dar 100% de condições de preparar a melhor equipe do Brasil de todos os tempos para disputar os Jogos Mundiais Universitários”, acredita o presidente da CBDU, Luciano Cabral. “O recurso garante que possamos levar a delegação completa para que o Brasil tenha a sua melhor participação na história do evento”, acrescentou. A expectativa é que a equipe brasileira tenha cerca de 200 pessoas, sendo de 150 a 160 atletas, além de técnicos, auxiliares, fisioterapeutas e médicos.

Os Jogos Universitários Mundiais de Verão serão realizados entre os dias 18 e 29 de agosto em Chengdu (China). O programa prevê a competição de 269 modalidades, divididas em 18 esportes: atletismo, mergulho, arco e flecha, basquete, voleibol, natação, polo aquático, badminton, ginástica, ginástica rítmica, esgrima, judô, tênis de mesa, taekwondo, tênis, wushu, remo e tiro (os três últimos são esportes opcionais).

NOTÍCIAS RELACIONADAS