Mais um passo em direção a implementação do acordo de cooperação entre CBDU e Ministério da Defesa

Desde janeiro, a CBDU e o Ministério da Defesa (MD) estão trabalhando ativamente para colocar em prática o acordo de cooperação assinado em 2019, por ambas as partes. A parceria tem como objetivo desenvolver ações esportivas no âmbito dos programas e projetos do desporto militar e universitário. Com essa pauta, reuniram-se hoje na sede da CBDU em Brasília, Mario Ferro – Diretor Administrativo da CBDU, o Tenente Coronel Luiz Fernando Toledo Leal, e o Coronel Gustavo de Paula dos Santos – coordenador da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB).

 O acordo, que visa unificar ainda mais os estudos ao esporte, é amplo e contempla desde jovens militares, até atletas de alto rendimento. Da esq. para direita: Coronel Gustavo de Paula dos Santos, Mario Ferro e Tenente Coronel Luiz Fernando Toledo Leal. Foto: Bárbara Fernandes/CBDU

O encontro teve como finalidade esclarecer os pormenores do acordo, para que as duas entidades possam dar sequência aos procedimentos internos e assim, colocar a parceria em prática. O Coronel Gustavo de Paula dos Santos, coordenador da CDMB, explicou que a reunião se deu a nível executivo, para que as partes envolvidas possam alinhar como o acordo vai funcionar na prática. O planejamento é que uma nova reunião seja marcada, entre o presidente da CBDU, Luciano Cabral, e o Diretor do Departamento de Desporto Militar, Major Brigadeiro do Ar José Isaías Augusto de Carvalho Neto.

“Nós encontramos uma série de soluções – inclusive com a experiência do Tenente Coronel Toledo, que é do Exército, em relação ao efetivo, que a gente nem deslumbrava, oriundo dos Jogos Desportivos do Exército. Então deu uma clareada e novas ideias, inclusive na pós formação dos Cadetes, que tem idade entre 23 e 25 anos – para que eles façam um curso além, depois da formação nas Escolas de Ensino Superior Militar. Essas foram as ideias novas, que a gente não tinha vislumbrado antes”, finaliza Dos Santos.

O Tenente Coronel Luiz Fernando Toledo Leal complementa enfatizando a possibilidade de estudantes de pós graduação ingressarem no desporto universitário: “Acredito que é viável (o acordo), a gente só precisa alinhar os pensamentos. Como o Coronel Gustavo falou, tivemos essa informação nova, de que o atleta que está fazendo uma especialização pode continuar, consegue entrar, nesse pacote do universitário, então a gente aumenta nossas possibilidades”, afirma Toledo.

Saiba mais sobre o acordo de cooperação entre CBDU e Ministério da Defesa AQUI.

NOTÍCIAS RELACIONADAS