Jogo fora das quadras: profissionais de mídia

Por Thiago Freitas – Voluntária de Imprensa JUBs Brasília 2022

Nesta matéria da série “Jogo fora das quadras”, os responsáveis por fazer dos Jogos Universitários Brasileiros um evento realmente nacional assumem o palco. Mesmo recebendo atletas de todas as federações do Brasil, um conjunto de pessoas trabalha arduamente para que as competições sejam veiculadas ao vivo para as pessoas que estão em casa.

Foto: Paulo Cavera / Light Press / CBDU

Focados na comunicação com o atleta e o público apaixonado pelo esporte, os profissionais de mídia da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) trabalham durante todo o ano para manter a comunicação fácil e rápida. Bárbara Fernandes, coordenadora de Marketing e Comunicação da CBDU, explica que o público principal das divulgações feitas pela Confederação são os atletas e os meios utilizados são muito dinâmicos.

“Nosso maior foco são as nossas redes, porque a gente sabe que ali estão os atletas. É o nosso canal direto. Isso é muito importante para fazer a abrangência nacional ser cada vez maior, porque é onde a gente consegue a capilaridade de chegar ainda mais próximo dos atletas”, explica a coordenadora.

Atualmente, a comunicação com os atletas é feita majoritariamente pelo Instagram da CBDU (@cbdu). É lá que são divulgadas as datas, os locais de competição e a abertura das inscrições com as federações estão abertas. Então, apesar desse caminho até os jogos serem feitos por meio da federação, a nossa comunicação acontece diretamente com o atleta, para que ele tenha esse interesse em fazer parte da competição.

No JUBs 2022, as mídias recebem uma novidade: o JUBsCast. Já era uma plataforma que a CBDU estava em processo de desenvolvimento, tanto pelo YouTube e pelo Spotify.

A entrega de conteúdo durante os jogos é feita de maneira 360º. Profissionais de mídia e voluntários se empenham para que os espectadores que não conseguem estar presentes nos locais de competição possam acompanhar em tempo real e de maneira profunda os acontecimentos e a energia dos jogos.

Rodrigo Luís, Marcos, Weverson, Jaderson e Galego são os profissionais responsáveis pela transmissão ao vivo dos jogos. Por trás das câmeras desde o JUBs 2021, são eles que fazem com que qualquer pessoa possa adentrar o clima dos maiores jogos universitários da América Latina.

“Na minha perspectiva, nas gravações e nas transmissões ao vivo, a galera tem mais uma ênfase de como pode ser o JUBs, como ele pode crescer e a educação também. Além da galera estar unida para assistir, muita informação pode ser passada também”, explica Rodrigo.

Cada modalidade desafia de maneira diferente cada um desses profissionais. Há, portanto, todo um cuidado e um estudo para a forma com que a câmera captura a jogada, focando no rosto da pessoa ou no movimento das mãos. Nos jogos eletrônicos, por exemplo, a câmera fica mais parada captando a menor reação de cada competidor.

O conteúdo gerado no JUBs pode ser acessado por meio das redes sociais da CBDU. Lá os atletas podem encontrar suas fotos, highlights das competições, entrevistas e mais conteúdo criado durante os dias de competição.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS