JUBs BSB 2021: Minerva e-Sports Júpiter e UFSC Titans avançam para as quartas de final do LoL

Por Victor Mayrink – voluntário de imprensa de e-Sports

Nesta terça-feira (11/08), as equipes de League of Legends da seletiva nacional de e-Sports se enfrentaram valendo vaga para as quartas de final da primeira eliminatória da competição. Os jogos são disputados no formato melhor de três partidas, com transmissão no canal da CBDU na Twitch.

UFPE Virtus – FAPE/PE x UFSC Titans – FCDU/SC

A primeira partida desse duelo de gigantes tinha tudo para ser equilibrada, porém, a equipe pernambucana abriu vantagem e saiu na frente. As escolhas do time da Universidade Federal de Pernambuco foram melhores, e a Titans até tentou reagir, quando levou o primeiro dragão (infernal). Com a conquista, a equipe catarinense foi levada a uma luta na rota do meio, que custou muito caro. Durante todo o jogo, o controle das jogadas era da Virtus e isso levou o time a apostar em lutas em grupo, que foram cruciais para o domínio do mapa e a pressão em cima da equipe adversária. Ainda tinha muita coisa para acontecer no jogo, e em um dragão; iniciado pela Titans, a Virtus mostrou sua superioridade. Depois de roubar o dragão e matar o time catarinense, a UFPE Virtus levou o barão e conquistou o nexus da UFSC Titans.

Na segunda partida, a Titans parecia ter o jogo na mão. A equipe catarinense adotou a mesma estratégia usada pela Virtus, forçou o jogo pela rota inferior, marcou o first blood e levou o primeiro dragão. A equipe de Pernambuco tentou, várias vezes, reagir à pressão da Virtus, mas não deu. Com muito controle de mapa, a UFSC levou o primeiro barão e os dragões que viriam a seguir e empurrou a equipe pernambucana, não dando nenhuma chance de resposta. A equipe de Santa Catarina levou o segundo barão e o Dragão da Montanha. Nesse momento, a equipe da Universidade Federal de Santa Catarina só tinha um objetivo, e que foi conquistado: levar o nexus e forçar o terceiro jogo da série.

Na terceira e última partida do confronto, era tudo ou nada para as duas equipes. O primeiro abate e o primeiro dragão (montanha) ficaram com a equipe da UFSC, que durante todo o jogo foram superiores. Depois de conquistar o primeiro dragão, os catarinenses levaram o arauto e conquistaram, na rota do meio, a primeira torre do jogo. Os pernambucanos não reagiram em nenhum momento da partida. A equipe de Santa Catarina chegou a abrir uma diferença de 8 abates na partida e marcou 5 a 0 em torres. Além disso, a pressão em cima da equipe pernambucana foi tão grande, que a Titans levou todos os dragões do jogo. A UFSC conquistou o Arauto, levou o nexus da Virtus e garantiu a primeira vaga das quartas de final na fase classificatória.

Minerva e-Sports Júpiter – FEURJ/RJ x EACH Griffins – FUPE/SP

A primeira partida do clássico Rio – São Paulo foi totalmente equilibrada. O primeiro abate, ficou com a equipe carioca, que forçou uma luta no meio e levou a melhor. A Minerva tentou conquistar o dragão oceano (o primeiro do jogo), mas a EACH Griffins iniciou uma luta no covil e roubou o dragão da equipe adversária. Em seguida, o jogo foi repleto de trocas e lutas, mas foi, novamente, no covil do dragão que o jogo foi decidido. Depois que a equipe paulista levou o dragão das nuvens, a equipe do Rio de Janeiro iniciou o dragão da montanha e viu a equipe da USP sucumbir em uma luta falha pelo objetivo. Logo em seguida, a Minerva conquistou o Arauto e forçou o jogo. A Griffins tentou reagir levando o dragão da montanha, mas os cariocas conquistaram o Barão Na’shor e derrubaram as primeiras torres e inibidores da base do time adversário. O jogo foi decidido em uma luta no covil do dragão, onde a equipe da UFRJ conquistou o nexus com um backdoor* do mid laner Victor “Tunico” Santos.

Na segunda partida a Griffins precisava forçar um terceiro confronto para se classificar, e começou o começo do jogo dominando. A equipe conquistou o primeiro dragão (oceano) e garantiu o primeiro abate pela rota do meio. Depois desse feito, as equipes evitaram lutas e a USP iniciou o Arauto, viu a equipe carioca bater frente a frente por esse objetivo, e não se intimidou, já que conquistou o Arauto e ganhou a luta contra a Minerva. Depois disso, a vitória parecia certa para a equipe paulista, mas, aos 18 minutos de jogo, a Minerva tentou a reação e empatou em número de abates. Mesmo com a reação carioca, a EACH Griffins levou os dragões da montanha e da nuvem, conquistou o barão e marcou um ace em cima da equipe da UFRJ. Com isso, foi só conquistar o nexus e forçar o terceiro jogo da série.

Era all-in para as equipes, quem vencesse garantia sua vaga para as quartas. A EACH Griffins foi mais agressiva no início do jogo, conquistou o primeiro dragão (nuvem) e iniciou uma luta na rota inferior, que custou muito caro (4 a 1 em abates para a Minerva). Em seguida, a equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro conquistou o primeiro Arauto e tentou forçar a rota inferior, o Arauto não conseguiu chegar à torre e a equipe paulista garantiu um abate. Mesmo com um jogo equilibrado, a equipe carioca conquistou todos os dragões que viriam a seguir, sem dar chances ao adversário. O problema era que a USP queria muito a vaga, e forçou as torres cariocas, chegando a abrir 4 a 2 em número de estruturas destruídas. A equipe do Rio de Janeiro conquistou o Barão Na’shor e um dragão oceano, marcou o ace e destruiu o nexus inimigo, conquistando a segunda vaga das quartas de final.

Próximos confrontos

Agora, as equipes que não se classificaram têm uma segunda chance na competição. Isso porque elas se enfrentam na segunda eliminatória. O próximo jogo é entre UFRB Alcastorm – FUBE/BA e Anhembi e-Sports – FUPE/SP, que acontece nesta quinta-feira (13/08) às 19h na Twitch da CBDU. Acompanhe nossas redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook, e o BattleFY da competição, para não perder nenhum detalhe da programação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS