JUBs Praia: beach tennis

Impossível viver em 2021 e não ter escutado falar sobre beach tennis ou não conhecer uma pessoa que pratique o esporte. De alguns meses para cá a modalidade – que integra o JUBs Praia 2021 – sofreu um boom e se espalhou por todo país. Em todo o mundo, segundo a Federação Internacional de Tênis (ITF), são mais de 500 mil pessoas praticando o esporte, além daquelas que jogam amadoramente, como lazer e diversão.

A modalidade surgiu em 1987 na Itália, mas só começou a se profissionalizar em 1996. No Brasil, o beach tennis chegou somente em 2008, nas praias cariocas, e desde então vem crescendo por todo o país. De acordo com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), entidade reguladora da modalidade, Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Guarujá, João Pessoa, Salvador, Campina Grande, Natal, Brasília, Maringá e São Paulo são os locais com mais praticantes. O feito dá ao Brasil o título de segunda maior força do mundo no esporte, segundo a ITF; atrás apenas da Itália.

O sucesso do beach tennis no Brasil e no mundo é graças a facilidade com que uma pessoa aprende a jogar, e também pela diversão que ele proporciona; em um ambiente leve e descontraído. O esporte mistura a dinâmica do tênis tradicional, do vôlei de praia e do badminton, e suas regras ainda sofrem modificações com os anos.

A pontuação é como no tênis de quadra, no formato 15/30/40, porém, o 40 x 40 é sem vantagem; vence o game quem fizer o ponto decisivo. A quantidade de games pode variar de acordo com a organização da competição, mas geralmente é feito em 6 games para partidas simples e 9 para duplas e, em caso de empate, disputa-se o tie break – vence quem fizer 7 pontos com diferença de 2 pontos.

Diferentemente do tênis de campo, que exige silêncio do público, o beach tennis permite um clima relaxado e até mesmo com música. No campo, a bola pode dar até um quique na quadra, já na areia, casso isso aconteça, é ponto do adversário. Outra diferença da modalidade de campo, é o saque: na areia o jogador tem apenas uma chance, contra duas no campo. Por conta disso, no beach tennis os jogadores não sacam para tentar um ‘ace’, e sim para colocar a bola em jogo.

E por falar em bola… o material das duas – campo e areia – é igual, porém, elas diferem no quesito pressão e nas cores. A bolinha do beach tennis é despressurizada, e sempre metade amarela e metade laranja, facilitando a visibilidade em situações de claridade muito forte.

Já estamos ansiosos para ver a modalidade em ação no JUBs Praia 2021, e vocês?

__________________

O JUBs Praia 2021 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Atlética de Estudantes em Sergipe (FAES), com apoio local da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe. Patrocínio: Kempa, Ícone, Spalding e Monster Energy.

NOTÍCIAS RELACIONADAS