JUBs Praia: vôlei de praia

Estamos a 5 dias do JUBs Praia 2021, que acontece de 4 a 10 de julho na orla de Atalaia, em Aracaju – SE, e a pílula esportiva de hoje é sobre o vôlei de praia. Os primeiros registros da modalidade são de Santa Monica, Califórnia; nos Estados Unidos, no início de 1920. A primeira competição internacional reconhecida pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) foi realizada em 1987, e a estreia olímpica aconteceu em 1992, nos Jogos de Barcelona, como esporte demonstração. A modalidade só foi oficializada no programa esportivo dos Jogos Olímpicos na edição de Atlanta, em 1996.

O vôlei de praia deriva do vôlei tradicional, mas é jogado por duplas em uma quadra de areia. A área de jogo também é diferente, a quadra na areia mede 16 metros x 8 metros, e é dividida ao meio por uma rede, que nas partidas masculinas medem 2,43 metros, e nas femininas; 2,24 metros. Por ser praticado em um ambiente aberto, o vento, o sol ou a chuva, podem influenciar negativa ou positivamente o jogo, então as duplas trocam de lado sempre que a soma da pontuação das duas atinge múltiplos de sete, totalizando cinco vezes ao final de um set.

A partida do vôlei de praia é disputada no formato melhor de 3 sets: vence um set a dupla que atingir primeiro 21 pontos, e vence a disputa a dupla que ganhar primeiro 2 sets. Caso cada dupla ganhe um set e o placar geral fique empatado, a decisão vai para o terceiro set, com pontuação máxima de 15 pontos. Além de atingir a pontuação estipulada em cada set, para vencer, a dupla também precisa ter uma vantagem de dois pontos em relação a dupla adversária.

Curiosidade: embora as bolas usadas no vôlei de praia sejam quase do mesmo tamanho que as usadas no vôlei tradicional, elas são infladas com uma pressão de ar 30% menor, o que faz elas serem mais suaves e de movimento mais lento.

No JUBs Praia de 2019 o pódio foi composto pela Uninassau – FAPE/PE, Uniateneu – FUCE/CE e UFC – FUCE/CE no feminino, e pela UPIS – FESU/DF, Fac. Mauá – FESU/DF e Uniateneu – FUCE/CE no masculino. E em 2021, quem será que leva medalha pra casa?

__________________

O JUBs Praia 2021 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Atlética de Estudantes em Sergipe (FAES), com apoio local da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe. Patrocínio: Kempa, Ícone, Spalding e Monster Energy.

NOTÍCIAS RELACIONADAS