Nota oficial sobre o cancelamento do JUBs Fase Final 2020

A CBDU – Confederação Brasileira do Desporto Universitário comunica oficialmente o CANCELAMENTO dos JUBs – Jogos Universitários Brasileiros Fase Final 2020. A decisão foi tomada após pesquisa realizada entre os integrantes do sistema universitário: Federações Universitárias Estaduais – FUEs, Instituições de Ensino Superior – IES e alunos/atletas das cinco regiões do Brasil, a qual foi pautada na priorização da preservação da saúde e integridade física de todos os participantes.

Com base nestas pesquisas, foram realizadas reuniões virtuais entre o Conselho Diretivos, Comitê de Crise COVID-19, representantes das 27 FUEs e membros da Comissão de Atletas da CBDU, e concluiu-se que diversos fatores decorrentes da pandemia de COVID-19 impedem a organização segura do evento, que reúne anualmente, somente na Fase Final cerca de 4 mil pessoas, sem contabilizar as Conferências Regionais.

Para melhor ilustrar, podemos listar:

• Risco de contaminação em ambiente não controlado diretamente pela CBDU (transporte – aéreo e terrestre – até a cidade-sede, hotéis, centros comerciais, etc.);

• Cenários diferenciados entre as situações de cada unidade Federativa em relação à pandemia;

• A não previsão exata do retorno do calendário universitário presencial, o que pode comprometer o processo classificatório para a Fase Final.

Tendo toda essa exposição, agradecemos a todos que estão envolvidos e continuamente trabalham para o restabelecimento do desporto universitário em nosso país e mundial.

NOTÍCIAS RELACIONADAS